Resenha de série: The Abominable Bride ("Sherlock" TV, especial de ano novo - 2016)


"Sherlock" é uma série baseada nos livros de Sir Conan Doyle e que se passa na Londres dos dias atuais. Iniciada em 2010, 3 episódios de 90 minutos são lançados a cada dois anos, deixando os fãs em uma longa e, muitas vezes, angustiante espera (sério, um gancho de 2 anos deixa qualquer um PIRADO).

Moffat e Gatiss (os criadores) decidiram se arriscar um pouco mais e produziram, entre as séries 3 e 4, um especial intitulado "The Abominable Bride". Ao contrário do que muitos possam acreditar, não é um episódio à parte, sem conexão com a série atual.


Creiam. Os dois criadores já mostraram sua genialidade e perversidade antes, e esse episódio não foge à regra. Sinceramente, na humilde opinião desta que vos fala, ele foi produzido como uma resposta às várias especulações dos fãs: como Moriarty morreu e retornou?

Seguindo um caso muito semelhante que ocorrera na Era Vitoriana, Sherlock e John vão desconstruindo várias teorias: gêmeos? Magia negra? Ilusionismo?, com toda a qualidade que a BBC, os criadores e, é claro, os próprios atores sempre demonstram.


Ao mesmo tempo, parece que as pontas do episódio não ficaram muito bem amarradas - ao contrário dos anteriores (em especial, da brilhantíssima terceira temporada). Parece que se focaram MUITO nas teorias, de fato, e a história em si ficou um pouco... Confusa e difícil de acompanhar em vários momentos.

Outro ponto negativo é a exploração do uso de substâncias psicoativas por parte de Holmes. Eu entendo que foi necessário à trama, mas... É um tema que já ficou bastante gasto na série e nos livros. Não é novidade para ninguém que Holmes é um viciado - mas é realmente preciso repetir e repetir isto? E utilizar como gatilho para a trama?


Excetuando-se os pontos acima, este episódio especial é fantástico! Confesso que chorei de novo. Há quotes de Conan Doyle por toda parte, atuações brilhantes e dentro das personagens, costumes de época... Enfim, gostei muito, muito mesmo, embora não tenha ficado estarrecida como com os outros episódios. E mal posso esperar pela quarta temporada, afinal...


Share this:

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário