Dois dedinhos de prosa - Livros ou e-books?

Boa tarde, meus queridos!


Como havia dito anteriormente, este quadro é bem antigo. O blog vai fazer cinco anos em dezembro e ele é lá do comecinho... :P Decidi colocá-lo de volta, pois é uma oportunidade de conhecer a opinião dos leitores e falar de coisas relacionadas a... bem, qualquer assunto.

Hoje teremos como pauta esta pergunta que nos aflige desde "ser ou não ser"... Livros ou e-books?

Para mim, é bem difícil dizer. Amo livros de papel: o cheiro, a sensação deles nos dedos, vê-los na minha estante e saber que posso pegá-los a qualquer momento, acordar com eles na minha cabeceira... Enfim. É um amor antiquíssimo - ganhei meu primeiro livro quando tinha 2 anos de idade. Todavia, também há as desvantagens: sujam muito rápido, podem atrair traças, criar mofo, juntar poeira e piorar algumas doenças respiratórias (se não forem bem limpos e cuidados), além de ocuparem espaço, serem pesados e me deixarem com uma dor no coração quando não os leio...

No caso dos e-books, o que me fala mais alto é a praticidade e a leveza. Só preciso estar com o celular ou o tablet por perto, alguns minutinhos livres e pronto! Posso ler o que eu quiser. Porém, a bateria, a luminosidade e a falta do toque e do cheiro são grandes desvantagens deste tipo de leitura.

E aí? Qual dos dois?

Particularmente, acho que a resposta seria "dosagem". Não é preciso escolher drasticamente entre um dos dois: basta saber equilibrar a razão e a circunstância. Por exemplo: se eu estiver lendo algo do tipo de "As Crônicas de Gelo e Fogo" (livros grandes e pesados), será interessante manter o exemplar em casa e ler o e-book quando estiver fora. E, quando comprar um livro, doar/trocar/vender aquele que já li e que não lerei mais.

Compradora compulsiva que sou, não é tão fácil como parece... Mas é um bom norte.

Qual é a sua opinião? Gostaria muito de conhecê-la!

Muito obrigada pela prosa de hoje. Até a próxima!

Share this:

COMENTÁRIOS

9 comentários:

  1. Depende do livro. Romances, para ler por ler, para divertir, prefiro e-book. Livros técnicos, para estudo, prefiro papel.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, esse assunto é bem polêmico. Muitos defendem os físicos por vários motivos, da mesma forma que os defensores de e-books. No meu caso, eu fico entre o que você disse. Um equilíbrio entre os dois é ótimo, até porque nem sempre você pode comprar aquele lançamento, que em sua maioria são caros, mas pode adquirir o e-books, que tem um preço menor que os físicos. Tenho um Kobo, e é só amor, adoro ler em ebook, mas ter o seu livro favorito na estante não tem preço.
    Beijos :*
    http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que inicio de história perfeito *-*. Vou acompanhar essa viu kkkk :D
    Você tem um grande dom, continue assim :D

    Victor Tadeu, blog Desencaixados
    http://desencaixados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que cartas hein?! eu não conhecia Orgulho e Preconceito ainda, mas achei tão interessante que vou procurar para ler mais, esse primeiro capítulo já aguçou minha curiosidade.

    http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ficou show Kouhai!!!

    ResponderExcluir
  6. Giane Nunes Teles7 de junho de 2015 13:46

    Oi Ana.

    Adorei o seu blog. Quanto ao tema concordo com você quando diz que o negócio é a dosagem. Amo os meus livros, o cheiro, o papel e vê-los na estante é meu amor! Mas quando o livro é pesado, como você disse, ou caro o e-book é uma saída. Comprei um Kindle então a luminosidade não é mais um problema durante a leitura, mas a bateria geralmente sempre me deixa na mão quando mais preciso. kkkkk

    Outra coisa que gosto bastante de e-books é porque quando vou viajar posso levá-los e não fazer peso na mala e mesmo assim andar com mil livros a mão! <3 Os dois são tudo de bom!!! <3 <3 <3

    Bjoks da Gica.

    http://umaleitoraaquariana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Aaaaah, que legal =)


    Essa é a primeira fanfica que leio e acabou de derrubar um preconceito bobo que tinha em relação a fanfics. Muito bom. Continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana! Eu sou fã de Jane Austen, e Elizabeth e Darcy são uns de meus personagens preferidos! Eu adoro o fato dos personagens de Austen continuarem vivos nos dias de hoje, mesmo tantos anos depois da sua criação! É isso que torna Austen um clássico: ela continua a fazer sentido para nós, leitores de uma geração completamente diferente!

    p.s.: você é muito criativa! =P

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  9. Só uma coisa: continue escrevendo! <3
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir