Termos de fandom (1): I #ship it/Eu #shippo!

Olá, queridos!

Estou começando uma série semanal sobre fandom! Vamos discutir os mais diversos termos e, quem sabe, até tornar este blog uma espécie de Fanlore brasileiro!

(Brincadeirinha! Se quiserem ter acesso a praticamente todos os tipos de termos de fandom, recomendo dois lugares: Tumblr e Fanlore. Sério.)

E o termo da semana é: SHIP! 


Antes de começarmos com a parte das definições, peço que assistam ao seguinte vídeo:



"Shipping em fandom é o ato de dar apoio ou torcer por um relacionamento romântico em particular — isto é, het (hétero), slash (homem/homem), femslash (mulher/mulher), ou poly (três ou mais parceiros) ship — debatendo, escrevendo metas sobre isso ou criando outros tipos de trabalhos de fãs para explorá-los. Fãs que promovem seus ships favoritos são chamados de shippers. Eles devem declarar se o relacionamento existe na história original, se eles gostariam que existisse ou se simplesmente gostam de imaginá-lo." (Livre tradução de Fanlore)

Ship é basicamente o que fazemos todos os dias desde que nascemos: torcer para que certas pessoas fiquem juntas. A diferença é que os shippers não têm restrição: eu já vi um ship entre bigodes! E foi a fanfic mais bizarra que já li.

Como estamos falando de ships, vou descrever outros termos relacionados a eles:

OTP (ou "one true pairing"): é o seu ship favorito, aquele pelo qual você praticamente morreria.
nOTP: esse "n" vem de "no/não", ou seja, aquele ship que você mais detesta.
brOTP (ou bromance): é um relacionamento de amizade entre amigos que beira o ship, mas você prefere que continue desta maneira.

E os meus ships? \o/
Johnlock (John Watson/Sherlock Holmes - Sherlock BBC): OTP. <3

Bubbline/Gumball (Marceline/Bubblegum; Marshall/Gumball - Adventure Time): ah, o relacionamento delas é tão fofinho! E, segundo a dubladora original da Marcie, elas já tiveram alguma coisa no passado! \o/ Quase canon!

Darcy/Elizabeth Bennet: Não preciso nem dizer, né? Jane Austen é D-I-V-A!

O que acharam? Quais são seus ships favoritos? Alguém aí também é viciado em tumblr? :P

E nada de ódio e preconceito com os outros! :)

Ana Carolina Nonato.


Share this:

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário