RESENHA: Jardim de Inverno - Kristin Hannah


Meredith e Nina Whiston são tão diferentes quanto duas irmãs podem ser. Uma ficou em casa para cuidar dos filhos e da família. A outra seguiu seus sonhos e viajou o mundo para tornar-se uma fotojornalista famosa. No entanto, com a doença de seu amado pai, as irmãs encontram-se novamente, agora ao lado de sua fria mãe, Anya, que, mesmo nesta situação, não consegue oferecer qualquer conforto às filhas. A verdade é que Anya tem um motivo muito forte para ser assim distante: uma comovente história de amor que se estende por mais de 65 anos entre a gelada Leningrado da Segunda Guerra e o não menos frio Alasca. Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família… E mudará tudo o que elas pensam que são. “Difícil não rir um tanto e chorar ainda mais com a história de mãe e filhas que se descobrem no último momento.” – Publishers Weekly A história que sua mãe conta é como nenhuma outra já ouvida por elas antes — uma história de amor cativante e misteriosa que dura mais de sessenta anos e parte da Leningrad congelada e devastada pela guerra até o Alasca, nos dias atuais. A obessão de Nina por esconder a verdade as levará a uma inesperada jornada ao passado de sua mãe, onde descobrirão um segredo tão chocante, que abala a estrutura da família e muda quem elas acreditam ser.


O inverno como você nunca viu
Jardim de Inverno é um daqueles livros que você começa a ler e não consegue parar. Continua a leitura, e quando termina, fica de boca aberta e não sabe o que fazer da vida. Foi exatamente o que aconteceu comigo. Muitos dizem que o inverno é a estação mais triste, por ser a mais fria. Mas lembrem-se: após o inverno, vem a primavera, trazendo as flores mais belas e a felicidade.

O enredo é cercado de mistério e frieza. Eu diria que a mãe de Nina e Meredith, Anya, é o inverno. A mulher mais fria que eu conheci nos livros. E eu até achava que os vilões eram os mais frios, mas aqui, vemos uma das protagonistas-mocinhas sendo a personagem mais fria.

“Meredith afastou as cobertas e levantou da cama. Pegando o robe na porta do banheiro, ela tomou cuidado para escovar os dentes sem olhar no espelho. Superfícies reflexivas não seriam suas amigas hoje.”

Mas tudo tem um sentido, ela não seria tão fria sem motivo algum, certo? As duas irmãs tomaram rumos diferentes. Meredith, resolveu ficar em casa, ter uma família e cuidar dos filhos. Nina quis seguir seus sonhos, e viajou o mundo, raramente aparece em casa.

“Estava tão concentrada no trabalho que mal notou a passagem do tempo e ficou surpresa quando escutou a voz de Nina.”

O que as duas tem em comum? O desejo de seguir seus sonhos. Ambas tomaram decisões árduas. Mas que sofreram suas consequências. Porém, as irmãs, tecnicamente separadas, precisam voltar para casa por conta da doença do pai.

“Para cumprir a promessa que fizera ao pai, Nina tinha que fazer mais que isso: precisava ver de verdade e ouvir de verdade. Cada palavra.”

Algo me deixou muito impressionado, a forma como a autora mostrou a relação entre mãe e filhas. Anya era fria demais e nunca demonstrou nenhum sentimento pelas filhas, o que, a cada linha, é surpreendente.

Quando eram pequenas, Anya contava uma história para elas antes de dormir, sempre com a luz apagada, era um conto de fadas. Mas o que elas não sabiam, que o conto de fadas era real...

“A porta abriu. Mamãe estava ali esperando, o cabelo branco solto e o corpo envolto em um robe azul do navio, grande demais para ela.”

Chega um momento do livro, em que o pai delas morre. E ele faz as filhas prometerem algo: fazer com que Anya termine o conto de fadas. Como fazer isso, quando a mãe delas é super fria? Muito complicado.

Agora, as irmãs precisam conhecer a incrível história e descobrir fatos que farão que suas vidas mudem para sempre. Nina é uma mulher que esconde a verdade. Meredith é uma mulher que acredita na verdade. Uma das poucas coisas que ambas possuem em comum.

Personagem favorita? Nina. Ela é bem parecida comigo. Na questão da fotografia, de viajar o mundo, conhecer novos lugares, eu curto muito isso. Fazer o que gosta, e não o que os outros mandam.

Um romance incrível, que nos faz conhecer a verdadeira história de uma família, onde a principal história, é conhecer a vida do leitor. Obrigá-lo a viver outra vida, onde só a verdade prevalece. Embora o livro seja destinado ao publico feminino, ele se tornou um dos meus favoritos, onde eu queria ter o prazer de sentir na pele, tudo o que as personagens sentiram. Venha conhecer esta história e se emocionar, assim como eu me emocionei.


Título: Jardim de Inverno
Autora: Kristin Hannah
Editora: Novo Conceito
Páginas: 416
ISBN: 9788581630359

Share this:

COMENTÁRIOS

12 comentários:

  1. Oi Vítor!!!!!
    Amei esse template e seja bem vindo!
    Eu morro de curiosidade para ler esse livro, pois acho a carga familiar dele bem interessante.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, o livro parece ser lindo mesmo, e não imaginava que o foco era família, rs
    Eu comprei esse livro numa promoção ótima a um tempo atrás, mas agora, com tantos sorteios no blog e o meu bolso quebrado, acabei escolhendo ele para uma das minhas promo! Então, para poder ler, vou acaber tendo que compra outro
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Essa autora é maravilhosa, ela sempre arranca lágrimas dos meus olhos, sério.
    Vc já Leu O Caminho para Casa? É incrível tb.

    Bjs
    Aline Lima
    http://alinenerd.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Compra logo, não sabe o que está perdendo, o livro é simplesmente DEMAIS!

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li esse livro, mas quero muito conhecer. Já ouvi falar bastante sobre ele. Dizem que a edição da Arqueiro ficou show!

    ResponderExcluir
  6. Oi Nina, fico muito feliz com tudo isso. Espero que curta as postagens, resenhas, promoções! xD

    ResponderExcluir
  7. Eu só tenho a agradecer, na boa! <3

    ResponderExcluir
  8. Brigado Van! <3

    ResponderExcluir
  9. Vamos voltar com tudo! \o/

    ResponderExcluir
  10. Aline, é um daqueles livros que faz a gente pensar: será que é realmente possível? xD

    ResponderExcluir
  11. Já li esse livro, é simplesmente maravilhoso haha

    Seguindo teu blog (conheci por causa do bolão ano novo)

    Beijos, Thaynara

    http://livroscombolinhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que legal Thaynara, será um prazer participar da promoção ao seu lado, em breve faço uma visita ao seu blog com direito a comentários e o seguirei! ^^

    ResponderExcluir