RESENHA: O amor nos tempos do blog - Vinicius Campos

O amor nos tempos do blog
Autora: Vinicius Campos
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2012 (lançamento)
Sinopse: Ariza tem treze anos, acabou de chegar à nova escola e já está perdidamente apaixonado. Para expressar o seu amor, além de tudo o que vive e sente, ele decide escrever um blog, “porque escrever [...] é a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o escutem”. Lá, ele pode falar livremente sobre a garota de sorriso encantador que encontrou na biblioteca da escola, quando ia devolver O amor nos tempos do cólera, sua leitura de férias de que tanto gostou.

OBS: Como algumas pessoas devem saber, o blog será fechado em breve... Por conta disso, decidi que não quero mais escrever aquelas resenhas extremamente técnicas! Vocês perceberão os tópicos abordados anteriormente, mas agora será mais como uma conversa informal, hehehe. Quero me divertir antes de acabar!

Não sei se já contei aqui, mas tenho um carinho imenso por livros infanto-juvenis.
Por quê? Ainda tenho esperança, mas... ao ver essa geração lendo romancezinhos água com açúcar sem nada a oferecer ou literaturas fantásticas demais, tento ver onde erramos. Pelo que eu me lembre, as minhas leituras juvenis (e atuais) eram marcadas por coleção Vagalume, Para Gostar de Ler, Álvaro de Azevedo e Pedro Bandeira. Aliás, senhor Pedro, MUITÍSSIMO obrigada por fazer a minha vida fazer sentido. A coleção Os Karas estará sempre em meu coração.
Voltando ao monólogo, rs, por que eu penso assim? Porque os livros dessas coleções instigavam a imaginação, o raciocínio, o interesse e ainda ensinavam MUITA COISA. Sério, havia títulos da Vagalume que eu tinha até medo de ler, mas porque traziam a realidade nua e crua de nosso país. Enquanto os jovens de hoje em dia usam a leitura para escapar de suas vidas "monótonas" e normais, os infanto-juvenis de antigamente mostravam que:
- a sua vida está ruim, mas sempre pode piorar;
- você tem capacidade de enfrentar seus medos;
- relacionamentos são interessantes, mas nada supera os amigos e a família.
Ah, a boa e velha paquera de antigamente! Sinto até um formigamento ao lembrar de A Hora do Amor... A nova geração está perdendo tudo isso.
E eis que me aparece o senhor Vinicius com um livro seguindo os moldes de antigamente! Apaixonei de cara. É quase como se ele os trouxesse para a atualidade!
Com toda essa boa impressão inicial, comecei a ler. Sinceramente, não me decepcionei nem um tiquinho! Claro que não é excelente como os de Pedro Bandeira, mas é impecável! Como dito, segue exatamente os moldes de antigamente: aquela paquera gostosa e inocente, as cartinhas, uma vilã jovem,  a história um pouco acima do normal, tudo isso aliado à tecnologia dos blogs! Sensacional que a história inteira seja narrada através dos posts das três personagens. Quase um romeu@julieta atual!
O trabalho editorial da Companhia das Letras não deixou a desejar. Simplicidade e beleza são as palavras-chave aqui.
Normalmente, a nota seria boa por o livro ser bastante simples; mas ganha muito ao acrescentar conteúdo aos leitores. Livro muito bom: bem escrito, trabalho excelente da editora, romance na medida e adequado à faixa etária.
Preciso dizer que gostei MUITO?



O Autor
Vinicius aos 15 anos começou a trabalhar como ator. Depois se formou em jornalismo e em atuação. Escreveu e atuou em peças de teatro, apresentou programas de tv e atuou em mais de 120 comerciais. Hoje é apresentador do Disney Channel. Publicou em 2008 seu primeiro livro por uma editora pequena. "Expedições do Vini - Famílias", em 2011 publicou "El amor en los tiempos del blog", em Buenos Aires, cidade onde reside. Em 2012 publicou o mesmo texto pela Cia das Letras. "O amor nos tempos do blog".

Agradeço à Companhia das Letras pelo exemplar.

ATENÇÃO: Este tipo de resenha é um teste. As próximas poderão ser tanto neste formato quanto no anterior. Qualquer dúvida, mande um e-mail.
Declaro que as imagens usadas acima não são de minha autoria, respeitando os direitos autorais dos verdadeiros criadores.




Sobre a Autora:
Ana Carolina Nonato cursa Ciência da Computação na Universidade de São Paulo (USP), mais especificamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) em São Carlos. Leitora assídua desde os 3 anos de idade, os livros são seus maiores amores na vida juntamente com o Cinema (antigo) e o bom e velho rock 'n' roll.


Gostou? Receba as publicações por e-mail!
Digite seu e-mail:


Delivered by FeedBurner

Share this:

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário