RESENHA: Garota Replay - Tammy Luciano

Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012 (lançamento)
Sinopse: Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...



OBS: Como algumas pessoas devem saber, o blog será fechado em breve... Por conta disso, decidi que não quero mais escrever aquelas resenhas extremamente técnicas! Vocês perceberão os tópicos abordados anteriormente, mas agora será mais como uma conversa informal, hehehe. Quero me divertir antes de acabar!


Thizi é uma garota que todas nós conhecemos: do bem, estudiosa, de boa família, mas que possui um namorado que só faz burrada e insiste em traí-la. Depois de um acidente que quase tira a vida dele e de um amigo, ela decide que quer terminar logo esse namoro. Não ficaria tão triste se o próprio melhor amigo, Tito, não tivesse virado as costas para ela. Ok, ele a havia avisado de todas as maneiras possíveis e ela não ouviu e Tadeu ainda quebrou o nariz dele. Mesmo assim, era difícil não ter o melhor amigo por perto.
Cair na dança parece uma boa opção. Soltar os músculos, esquecer os problemas... Mas eis que Thizi encontra sua igual, uma menina igualzinha a ela na mesma boate! Só que parece diferente... Mais feliz e segura de si, totalmente ao contrário dela mesma. Buscando saber mais sobre a "outra Thizi", entra em uma jornada de puro auto-conhecimento.
Ok, acho que ninguém tem dificuldade em perceber que a grande temática do livro é auto-estima, certo? Thizi é muito parecida com a maioria de nós e sofre com um problema que afeta grande parte também: um namoro fracassado que só não termina por confiança demasiada e orgulho ferido. Tadeu é o cobiçadão, mesmo que a traia com todas...
Também trata do conceito da friendzone e de como a maioria das coisas está embaixo do nosso nariz e não enxergamos. É óbvio que o Tito ama a Thizi. E é óbvio que ela percebe que o ama também depois de toda essa confusão!
Nesse caso, a autora não pecou: livro curto, mas com uma mensagem bem definida e linha do tempo muito bem arquitetada. Confesso que fiquei um pouco perdida quando li pela primeira vez a grande reviravolta da história, mas percebi que foi exatamente o que a Tammy quis fazer. Não foi nada repentino que ela imaginou no meio da história e decidiu colocar: foi algo muito bem pensado.
As personagens foram muito bem colocadas na história; acho que se eu mesma fosse escrever não teria feito de outra maneira.
Embora tenha gostado do modo como a temática foi colocada, concordo com o Gabriel na primeira fase de sua resenha: "O grande defeito do livro está na concentração em passar uma mensagem que não acrescenta nada que já não tenha sido acrescentada". O livro já começa assim e segue até o final, o que tira um pouco a vontade de ler, pois, teoricamente, o que está por vir é bastante previsível (eu disse "teoricamente"!).
Novamente, trabalho de edição muito bom. O desenho de capa é altamente caprichado, as páginas são amareladas, o material é de excelente qualidade e a sinopse faz bem o seu papel. Gostei!
Livro bom! Sai da média, tenta alcançar novas temáticas, tem um ótimo respaldo editorial, mas ainda peca em alguns aspectos importantes.



A Autora
Tammy Luciano é atriz, jornalista e escritora. Escreveu os livros Fernanda Vogel na Passarela da Vida, Novela de Poemas e Sou Toda Errada. Adora chocolate, madrugada, natureza, cachorros, Frida Kahlo, amor de verdade, viajar e conhecer pessoas. Além de escrever, Tammy grava os vídeos do projeto Crônica Falada (www.youtube.com/tammyluciano) e viaja o Brasil todo para encontrar leitores em livrarias e Feiras.

Agradeço à Novo Conceito pela exemplar.

ATENÇÃO: Este tipo de resenha é um teste. As próximas poderão ser tanto neste formato quanto no anterior. Qualquer dúvida, mande um e-mail.
Declaro que as imagens usadas acima não são de minha autoria, respeitando os direitos autorais dos verdadeiros criadores.




Sobre a Autora:
Ana Carolina Nonato cursa Ciência da Computação na Universidade de São Paulo (USP), mais especificamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) em São Carlos. Leitora assídua desde os 3 anos de idade, os livros são seus maiores amores na vida juntamente com o Cinema (antigo) e o bom e velho rock 'n' roll.


Gostou? Receba as publicações por e-mail!
Digite seu e-mail:


Delivered by FeedBurner

Share this:

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário