RESENHA: O Próximo Passo - Marcelo Cezar (pelo espírito Marco Aurélio)

O Próximo Passo
Autor: Marcelo Cezar
ISBN: 978-85-7722-156-1
Páginas: 317
Editora: Editora Vida & Consciência
Ano: 2011 (lançamento)
Sinopse:  O que faz uma filha rejeitar a mãe? E o que faz uma mãe rejeitar o próprio filho? Muitas vezes, o comportamento entre pais e filhos é reflexo de como se relacionaram em vidas passadas.O próximo passo conta a história de amor de Olívia e Frederico, dois jovens que sentem na pele a pior das rejeições. Em uma narrativa apaixonante, somos levados a retroceder alguns anos, a fim de compreender este sentimento que os domina, percebendo como os personagens aprendem, ao longo do tempo, a superar os traumas de uma rejeição e caminhar para uma vida com menos drama e mais felicidade.

Enredo
Dois círculos bem distintos unidos por um grande amor.
Arlete, Alzira, Lurdes, Olívia, Frederico, Olair, Valéria, Américo... Várias pessoas aprendendo e reaprendendo o valor da vida e de suas ações.
Este é um romance espírita, mas com algumas peculiaridades. Por exemplo, faz diversas referências a orações e a desígnios divinos, mas de forma bastante natural e reflexiva como parte do processo de aprendizagem das personagens, o que outros livros (não só espíritas, mas "religiosos" em geral) não conseguem fazer.
O espaço não é de extrema importância, visto que o foco são as personagens. Dada esta circunstância, consegue ser bastante útil quando é necessário para situar o leitor.
O tempo é determinado, sendo o divisor do livro: 1975-1980, 1995-1999 e 2005-2010. Desta forma, todos elementos (tecnologia, cultura, vestimentas, etc) são perfeitamente coerentes com o espaço de tempo em que estão situados.
As personagens são, obviamente, o ponto alto do romance, visto que este se trata do crescimento espiritual. Todas as personagens têm ao menos algumas linhas dedicadas a si, de modo que todas são muito complexas (a narração em terceira pessoa auxilia este aspecto); todavia, há personagens principais em cada um dos espaços. Por exemplo, no primeiro tempo, são Alzira e Arlete (as irmãs) e Valéria; no segundo, Olívia e Frederico (além das supracitadas) e no terceiro são todas as citados anteriormente mais Américo e Lurdes, que se reencontraram anos depois. As personagens principais são cumulativas, mas sem dúvida Olívia e Frederico têm maior destaque por serem os que unem todas as histórias.
Apesar de muitos romances espíritas seguirem esta linha (várias gerações com problemas, raciocínio espiritual e crescimento), este inova por conseguir colocar tantas personagens em pauta sem confundir o leitor, mostrando várias virtudes e defeitos, tornando-o, assim, muito mais completo e complexo.
O andamento é bastante tranquilo. Há alguns poucos picos de tensão, mas a intenção não é deixar o leitor angustiado; o que se pretende é que o leitor reflita por si mesmo acerca dos assuntos ali tratados, todos os defeitos e virtudes apresentados.
O enredo é, como dito acima, bastante complexo, já que consegue mesclar vários elementos de um bom romance em si. As "linhas" do enredo (a direção que toma) se encaixam perfeitamente. O final não é novidade, mas mesmo assim é bastante bonito. Por ser espiritual, consegue fazer refletir sem ser pedante e é despido de preconceitos.

Estrutura "Artística"
A capa é bastante pertinente: um passo de cada vez, equilíbrio e raciocínio são necessários para seguir adiante no caminho de pedras.
A diagramação é boa e as letras são de um tamanho razoável, tornam a leitura adequada.
A sinopse serve bem ao seu propósito: informa o leitor de que se trata o livro.
O enredo é, perceptivelmente, bem planejado, de modo que alcança com facilidade seu objetivo principal.

Estrutura Física (Materiais)
As páginas são de qualidade e esbranquiçadas; apesar disto, as letras são de um tamanho ligeiramente maior que o normal, de modo que estes aspectos se contrabalanceiam. Ou seja, não tornam a leitura exaustiva.
O material de capa tem boa resistência, sendo pouco suscetível a vincos e amassados.

Análise
Enredo (x2): 4,5
 • Espaço (x2): 4 (muito bom);
 • Tempo (x2): 5 (ótimo);
 • Personagens (x2): 5 (ótimas);
 • Criatividade (x1): 3 (boa);
• Andamento do enredo (x2): 4 (muito bom);
• Início, meio e fim (x3): 5 (ótimo);

Estrutura Artística (x1): 4,78
 • Capa (x1): 5 (ótima);
 • Diagramação (x1): 5 (ótima);
 • Fontes (x2): 5 (ótimas);
 • Sinopse (x2): 4 (muito boa);
• Enredo (x3): 5 (ótimo);

Estrutura Artística (x1): 4,33
• Capa (x1): 5 (ótima);
• Páginas (x2): 4 (muito boas);

Nota final: [2*(4,5) + (4,78)*1 + (4,33)*1 ]/4= 4,52




Gostei da obra?
Gostei bastante! Gosto de ler livros espirituais (de quaisquer crenças) e este foi um dos melhores que tive o prazer de conhecer. Como dito, não é pedante. Consegue incutir as ideias de Deus, de reencarnação e de espiritualidade com uma naturalidade fantástica, o leitor se sentirá bem pouco incomodado com isto. Em contrapartida, os dramas vividos pelas personagens sempre fazem o leitor pensar, principalmente porque boa parte daqueles vícios são perceptíveis na sociedade em todos os tempos. Mesmo que não possuísse alguns aspectos espíritas, valeria o ensinamento: pelo que você está vivendo? Está aprendendo com esta passagem aqui na Terra? As pessoas deveriam parar de pensar nisto aqui somente como um "castigo" temporário. Deveriam perceber quantas oportunidades maravilhosas temos para aprender todos os dias. Por isso, este livro me encantou!

O Autor

Fez cursos sobre o poder da mente e neurolingüistica nos Estados Unidos da América. Estudou Metafísica com Louise Hay e Luiz Antonio Gasparetto; acompanhou este em viagens pelo mundo, assistindo às suas palestras e observando de perto suas pinturas mediúnicas, fator decisivo para que pudesse aceitar e nunca mais ter dúvidas de que os amigos espirituais estariam sempre ao nosso lado.

Depois de anos trabalhando como executivo, passou a se dedicar somente à escrita. Além de escrever romances, é autor-roteirista, consultor editorial, produtor cultural e tradutor.



Agradeço à Editora Vida & Consciência pelo exemplar.

ATENÇÃO: Este tipo de resenha é um teste. As próximas poderão ser tanto neste formato quanto no anterior. Qualquer dúvida, mande um e-mail.
Declaro que as imagens usadas acima não são de minha autoria, respeitando os direitos autorais dos verdadeiros criadores.




Sobre a Autora:
ana c. nonato Ana Carolina Nonato cursa Ciência da Computação na Universidade de São Paulo (USP), mais especificamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) em São Carlos. Leitora assídua desde os 3 anos de idade, os livros são seus maiores amores na vida juntamente com o Cinema (antigo) e o bom e velho rock 'n' roll.


Gostou? Receba as publicações por e-mail!
Digite seu e-mail:


Delivered by FeedBurner

Share this:

COMENTÁRIOS

0 comentários:

Postar um comentário