RESENHA: Glimmerglass - Jenna Black

Glimmerglass: O Encontro de Dois Mundos
Autora: Jenna Black
ISBN: 9788579302381
Páginas: 296
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2011
Sinopse: Dana Hathaway ainda não sabe, mas vai acabar se metendo em apuros quando decide que é a hora de fugir de casa para encontrar seu misterioso pai na cidade de Avalon: o único lugar na Terra onde o mundo real e o mágico se cruzam. No entanto, assim que Dana põe os pés em Avalon, tudo começa a dar errado, pois ela não é uma adolescente comum – ela é uma faeriewalker, um indivíduo raro que pode viajar entre os dois mundos e a única pessoa que pode levar magia ao mundo humano e tecnologia a cidade de Faerie. . Não demora muito e Dana envolve-se no jogo implacável da política do mundo da magia. Alguém está tentando matá-la, e todos parecem querer alguma coisa dela, desde seus novos amigos e da família até Ethan, o lindo garoto com poderes fantásticos com quem Dana acha que nunca terá uma chance… Até ter uma. Presa entre esses dois mundos, Dana não sabe bem onde se encaixa ou em quem pode confiar, muito menos se sua vida um dia voltará a ser normal.

Enredo
• Espaço: Bem descrito em algumas passagens para ambientar o leitor em alguns locais desconhecidos ou que possuam uma importância maior que os restantes. Em geral, é escrito de forma moderada sem se tornar exaustivo, mas possui alguns deslizes (descrições em demasia) que afetam o andamento.
• Tempo: É determinado, mas pode também ser percebido na fala, vestimenta e costumes das personagens. Há uma concordância entre estes dois parâmetros (a determinação e a inferência).
• Personagens: É narrado em primeira pessoa. Assim sendo, a percepção das outras personagens pela principal, propositalmente, é bem limitada. A complexidade detalhada é destinada a Dana com sua personalidade fortificada e um pouco "azeda" ao longo dos anos (em especial por ter de cuidar de sua mãe, quando o contrário é que deveria ser verdadeiro), mas as ações das outras personagens denunciam, em suas razões, suas próprias complexidades. É uma tática bastante inteligente para deixar o leitor às escuras quanto ao que acontecerá em seguida (e motivá-lo a ler mais).
• Criatividade: Há alguns enredos parecidos com a mesma fórmula. Algumas características são novas, mas não é um enredo novo em suma.
• Andamento do enredo: Tem um andamento médio com picos de tensão em dados momentos. Naturalmente são bem espaçados, não cansando o leitor por isto.
• Início, meio e fim: O início é mais lento por ser o conhecimento entre o leitor, Dana e sua história. A partir da chegada da garota em Avalon, o ritmo se altera entre "médio" e "rápido". A construção das personagens e da magia em si com o aspecto político por trás é bastante pertinente e tem uma química intensa com o objetivo inicial. Como acima descrito, o fato de as personagens serem vistas a partir da perspectiva de Dana faz com que o enredo se torne incerto e o leitor tenha cada vez mais vontade de adentrar a história, o que é um ponto extremamente positivo para a mesma. O gancho no final, entretanto, deveria ter sido um pouco melhor elaborado. Não há a mesma eficiência em criar vínculos como ocorreu durante todo o enredo.

Estrutura "Artística"
• Capa: Muito bonita e estruturada de acordo com a temática. O detalhe dos rostos e dos brilhos é encantador.
• Diagramação: Perfeitamente organizada.

• Fontes: de tamanho razoável, de fácil leitura e que não cansam o leitor.
• Sinopse: é muito boa. O modo como foi escrita instiga o leitor mesmo sem mostrar muito da história.
• Enredo: a ordem e escolha das palavras não é um fator determinante neste enredo, embora pudesse aperfeiçoar algumas passagens.


Estrutura Física (Materiais)

• Capa: Material resistente, embora sujeito a vincos.
• Páginas: De cor amarelada, reduzem a intensiva reflexão de luz, auxiliando o leitor a prolongar seu tempo de leitura.


Análise
Enredo (x2): 4,16
 • Espaço (x2): 4 (muito bom);
 • Tempo (x2): 5 (ótimo);
 • Personagens (x2): 4 (muito bom);
 • Criatividade (x1): 2 (regular);
• Andamento do enredo (x2): 5 (ótimo);
• Início, meio e fim (x3): 4 (muito bom);

Estrutura Artística (x1): 4,11
 • Capa (x1): 5 (ótima);
 • Diagramação (x1): 5 (ótima);
 • Fontes (x2): 5 (ótimas);
 • Sinopse (x2): 4 (muito boa);
• Enredo (x3): 3 (bom);

Estrutura física (x1): 5
 • Capa (x1): 5 (ótima)
• Páginas (x2): 5 (ótimas)


Nota final: [2.(4,16) + 4,11.1 + 5.1]/4= 4,35




 Gostei da obra?
Achei o livro bastante interessante com uma temática até então desconhecida por mim (embora bastante semelhante a outros livros do gênero). Não foi algo que me impressionou, mas algumas informações que a autora disponibilizou me deixaram curiosa pelo desfecho. Portanto, ainda estou animada pelos próximos livros!

A Autora

Jenna Black foi criada na Filadélfia. Ela conseguiu o BA em antropologia física e francês na Duke University e manteve-se na área de Research Triangle nos anos desde então. Uma vez ela aspirava ser uma primatologista, mas acabou escrevendo documentação técnica. Sua primeiro romance publicado no mercado em massa, Watchers in the Night (um romance paranormal), saiu em 2006.


Agradeço à Editora por disponibilizar o exemplar!






Share this:

COMENTÁRIOS

32 comentários:

  1. Eu quero muuuito ler este livro... a capa é tão bonita e todas as resenhas falam bem dele :))))
    Mas tenho MUITOS livros na fila de espera... agora estou no finzinho de "Anna e o beijo francês", sobre o qual aliás estou falando no meu blog :)))

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acho a capa deste livro magnifica! Tenho muita vontade de ler, mais ainda não tive a oportunidade. Gostei da resenha. Abraços...

    http://pollymomentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna!!Como vai?

    Como sempre, suas resenhas muito bem detalhadas e maravilhosas!

    Tenho muita vontade de ler este livro,vi muitas pessoas falando bem :)

    A capa é linda né??? *-----*

    Beijocas

    Amor á primeira página

    ResponderExcluir
  4. Vi que foi divulgada a capa do 3º volume, e é linda!
    Me deu vontade de ler a série até. hehehe
    Sua resenha me deixou mais animada, até agora não tinha lá muita vontade não. Quem sabe?
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho esse livro, mas ainda não li :\ falta tempo...

    Oie, sou do blog Sombra do vento e vc está participando do Desafio Literário. Coloquei um link para reunir as resenhas, se vc quiser colocar o link de seus resenhas lá será bem legal: http://ow.ly/9KQBJ

    ResponderExcluir
  6. rudynalvacorreiasoares23 de março de 2012 22:18

    Ana!
    Não li ainda nenhum livrodeesa série e essa capa vamos combinar é lindíssima; mas, interessei mas pelo enredo fantástico e ando bem curiosa por ler esse livro.
    Sua resenha como sempre primorosa.

     

    E o final de semana está próximo, descanse e tenha amor em
    seu coração.


    Luz e paz!


    Cheirinhos         


    Rudy


    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá, Nadja! Seja novamente bem-vinda.
    Aaah, tem de ler sim. A capa é maravilhosa, eu me apaixonei perdidamente por ela! hehehe. E estou até bastante curiosa para os próximos acontecimentos... Quem sabe o que estará por vir, certo? Mas não deixe de terminar sua pilha primeiro. É preciso instituir prioridades! Sabe que eu não gostei deste livro? Sei lá... Achei um dramalhão sem fim. Mas quem sabe você realmente goste da Anna e do St. Clair (que, aliás, é a única parte que salva, hehehehehe).

    Abraços e até logo!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Pollyanna! Seja novamente bem-vinda.
    Então coloque na sua listinha de leituras futuras, sim? Acho que até é um livro promissor, creio que você vá gostar sim. Mas não deixe de ler o que lhe for mais urgente. 

    Abraços e até logo!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Ju! Seja novamente bem-vinda.
    Eu vou muito bem! E você? Pois é, elas são meu cartão de visitas, minha marca registrada. Não consigo mais fazer resenha sem que elas sejam neste estilo, xD. É, eu percebi que ele tem uma voz bem marcante no mercado literário. Mal posso esperar para ler as continuações! ^^ E a capa é um capítulo à parte... Tão LINDA!

    Abraços e até logo!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Lorrine! Seja novamente bem-vinda.
    Pois é, eu também achei muito bonita! E segue o padrão, isto é bem legal. E eu ainda só li o primeiro, :(, hehehe. Mas vou correr pra remediar isto! Viu, leia sim! Por mais que falem bem ou mal de um livro, sempre valerá a pena tirar suas próprias conclusões.

    Abraços e até logo!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Rudy! Seja novamente bem-vinda.
    Eu também não tinha lido, mas recebi e... gostei bastante! A capa já tinha me deixado com muita vontade de ler, é muito bonita mesmo! E mal posso esperar pela continuação. Tenho um palpite que esta série só fará melhorar.
    Muito obrigada pelo carinho! Descanse também em seu final de semana.

    Abraços e até logo!

    ResponderExcluir
  12. Vontade de ler esse livro eu até tenho. Como você mesma disse a sinopse atrai bastante e, obviamente, também me atraiu, mas sair na rua com um livro de lombada rosa? No way! E como eu sempre preciso carregar meus livros, para usar o tempo (e não morrer de tédio) fica dificil...

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho tanto livro pra ler que nem vou dizer que quero ler esse, fico feliz em poder ler resenhas dele...rsrsr....beijokas elis

    ResponderExcluir
  14. Olá, Israel!

    Ah, que coisa feia! Que machismo só por causa da cor da lombada? Assim fica difícil. Muitos livros tem cores consideradas femininas. E só por isso você vai deixar de ler? 

    Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Elisandra!

    Eu te entendo completamente, querida! Nossa, nem sei o que fazer com tantos livros que tenho pra ler... Mas vamos nos organizando. Só não deixe de ler por conta disso, ok?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Bruna Silva de Oliveira2 de abril de 2012 13:58

    Tenho esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de começar a ler, mas espero ler em breve, adorei a resenha está de parabéns, a estória deve ser muito boa, estou ansiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Fiquei interessada em ler. Realmente o cuidado com a capa é excelente. Já fui conferir a parte da estrutura e só melhorou. Vamos ver se a história me agrada.

    ResponderExcluir
  18. Sua resenha é fantástica!!! Extremamente completa, e avalia item por item atribuindo notas, inclusive!!! Amei!!!!
    Em relação ao livro, achei a capa muito bonita também. Em mãos deve ser mais bonita ainda. Esse tipo de literatura me encanta profundamente. Adoro histórias fantásticas.

    @_Dom_Dom 

    ResponderExcluir
  19. Faz um tempo que eu quero ler esse livro. Infelizmente ainda não tive a oportunidade >_<
    A capa desse livro é maravilhosa, e na maioria das vezes, a capa de um livro me chama mais atenção que a sinopse KKKKKKK

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Achei bem diferente a forma que você fez a resenha, descrevendo a evolução do enredo e o que tem nele! Já tinha visto a sinopse deste livro e achei muito legal isto de ter uma faeriewalker que poder viajar entre o mundo humano e o da magia mesmo isso já sendo abordado em vários outros livros sempre gosto deste tipo de história. Abrc!

    ResponderExcluir
  21. Way To Happiness8 de abril de 2012 14:39

    Olá, quero ler este livro, sua resenha me convenceu e me deixou na curiosidade, parece ser muito interessante a história. A capa é perfeitamente linda.

    ResponderExcluir
  22. Way To Happiness8 de abril de 2012 14:40

    Me convenceu de ler Glimmerglass pela sua resenha, perfeita, eu adorei. Quero muito ler este livro, me parece interessante a história. 

    ResponderExcluir
  23. Way To Happiness9 de abril de 2012 12:56

    Acho que o meu comentário não foi ou foi para o spam, mas estou aqui para comentar de novo. Queria dizer que já vi várias resenhas deste livro e eu não dava nada por ele, até ver a sua que me convenceu totalmente, eu adorei. Fiquei com vontade de ler ele e agora? haha Beijo

    ResponderExcluir
  24. Oi Ana,
    eu tenho o livro, mas ainda não tive a oportunidade de ler.
    Tenho muita vontade de lê-lo e espero fazer isso em breve...Vamos ver...
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  25. Primeiramente, resenha muito bem feita. Eu ainda não li Glimmerglass, mas já tenho o livro e ele será uma das próximas leituras. Gosto desse tema "fantástico", sobrenatural, mas não li nada ainda do universo feminino, como fadas. Estou bastante ansiosa para ler.

    ResponderExcluir
  26. Ainda não li Glimmerglass nem Shadowspell ( não sei se escrevi os nomes corretamente mas dá para entender) mas já li muitas resenhas de vários blogs diferentes e gostei muito do livro.
    bem, da primeira vez que vi a capa do livro, já fui no buscapé ver quanto custava...rsrsrs, mas não comprei!!!
    Adorei muuuito mesmo a resenha e estou muuuito ansiosa para lê-lo!!!

    ResponderExcluir
  27. Gostei mto da resenha! E estou louca pra ler acho que vai ser bem interresante.. Apesar de ja ter uma penca de livro que esotu loquinha pra ler esse vai estar no topo da lista rsrs..

    ResponderExcluir
  28. Ainda não li Gimmerglass, mas gostei muito da maneira como a resenha analisa todos os diferentes aspectos do livro. Acredito que vai ser uma boa leitura, apesar de aparentemente não ser um "super livro".

    ResponderExcluir
  29. Eu achooo essa capa é lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    Estou querendo MUITOOO ter esse livro

    Gostei da sua resenha. Parabéns

    ResponderExcluir
  30. Iliádine Bandeira23 de abril de 2012 21:54

    Esse livrooo a capa é Lindaaaaaaaaaa, muito maraaa!

    Ainda não li o livro, mas estou querendooo MUITOOOOOO( tomara que ganhe de presente de niver)

    Gostei da sua resenha, Parabéns

    beijos

    ResponderExcluir
  31. A capa é linda mesmo!
    Querendo ler mesmo que não O roteiro nem tenha toda uma originalidade.
    Avalon é um tema de que eu gosto muito então não me importo de ser novamente explorado.

    Bjus

    Nâna

    ResponderExcluir
  32. Olá Ana Carolina, tenho que visitar mais vezes o seu Blog, gostei bastante da resenha a achei bem técnica, e isso ajudou a não soltar spoilers, pela capa e sinopse com certeza seria um livro que gostaria mto de ler, vamos ver mais pra frente....BjOs!!!
    http://livrospuradiversao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir