RESENHA: Jogos Vorazes - Suzanne Collins

Jogos Vorazes
Título original: The Hunger Games
Autora: Suzanne Collins
ISBN: 9788579800245
Páginas: 397
Editora: Rocco
Ano: 2010
Palavra-chave: Literatura Estrangeira, Século XXI.
Sinopse: Katniss escuta os tiros de canhão enquanto raspa o sangue do garoto do distrito 9. Na abertura dos Jogos Vorazes, a organização não recolhe os corpos dos combatentes caídos e dá tiros de canhão até o final. Cada tiro, um morto. Onze tiros no primeiro dia. Treze jovens restaram, entre eles, Katniss. Para quem os tiros de canhão serão no dia seguinte?...
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!
Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Enredo
• Espaço: um dos pontos mais marcantes do livro, principalmente por ambientar o leitor em um mundo que já não é mais dele. As descrições são maiores que o normal, mas o modo como foram feitas não cansam o leitor.
• Tempo: Não é determinado, mas pode ser inferido através dos aparatos tecnológicos e das referências na sinopse.
• Personagens: Aspecto tão importante quanto o enredo em si. É narrado em primeira pessoa do singular, portanto oferece uma visão mais subjetiva de mundo. Todavia, Katniss não é o que se pode chamar de pessoa vulnerável - é piedosa mas ao mesmo tempo possui um senso de realidade que conduz o leitor a uma leitura mais séria (mesmo sendo infanto-juvenil).
• Criatividade: muito criativo! Um 1984 com uma abordagem completamente diferente.
• Andamento do enredo: no começo é um tanto lento pelas explicações e conhecimentos entre leitor e personagem, mas, a partir da seleção dos Tributos, decola em uma velocidade muito boa, aliando-se a uma tensão crescente (mas que não cansa o leitor).
• Início, meio e fim: O início da história, como dito acima, é um pouco mais lento (mas não monótono). A partir da seleção dos tributos e da apresentação dos mesmos, começa de fato a metade do livro, que alterna tensões psicológicas com as tensões do jogo. O final abrange o final dos Jogos Vorazes, com muita tensão e adrenalina para o leitor. Uma característica curiosa deste livro é a narração ser feita no presente e ter dado certo! Normalmente, tal narração acaba tornando a leitura monótona e arrastada. A escolha da personagem e do estilo para fazê-la foi perfeita.


Estrutura "Artística"
• Capa: O contraste entre as cores preta, amarela e branca é muito bom. Os detalhes adicionais da capa, o broche do Distrito 12 e as letras quadradas representam muito bem a história - quase um cartaz de guerra.
• Diagramação: fixa, confere organização.
• Fontes: de tamanho razoável, de fácil leitura e que não cansam o leitor.
• Sinopse: é muito boa. O modo como foi escrita instiga o leitor mesmo sem mostrar muito da história.
• Enredo: a ordem e escolha das palavras não é um fator determinante neste enredo, embora pudesse aperfeiçoar algumas passagens.

Estrutura Física (Materiais)
• Capa: Material resistente, embora mais suscetível à vinco e amassados.
• Páginas: Cor amarela reduz a intensidade da reflexão da luz e, portanto, não cansa em demasia o leitor. Material agradável ao toque e de resistência média aos imprevistos do dia-a-dia.

Análise
Enredo (x2): 4,67 (muito bom);
 • Espaço (x2): 5 (ótimo);
 • Tempo (x2): 4 (muito bom);
 • Personagens (x2): 5 (ótimas);
 • Criatividade (x1): 5 (ótima);
• Andamento do enredo (x2): 4 (muito bom);
• Início, meio e fim (x3): 5 (ótimo);

Estrutura Artística (x1): 4,44 (muito boa);
 • Capa (x1): 5 (ótima);
 • Diagramação (x1): 5 (ótima);
 • Fontes (x2): 5 (ótimas);
 • Sinopse (x2): 4 (muito boa);
• Enredo (x3): 4 (muito bom);

Estrutura física (x1): 5 (ótima);
 • Capa (x1): 5 (muito boa);
 • Páginas (x2): 5 (muito boas);

Nota final: [2.(4,67) + 4,44.1 + 5.1]/4 = 4,7




Gostei da obra?
Comecei a ler bem reticente. Um sucesso não quer dizer que seja realmente bom. As fãs de Crepúsculo que me perdoem, mas os livros da Meyer estão ai para comprovar isto. Bom, acho que isto foi fator determinante para que eu gostasse tanto! Lembro que comecei a ler sem muitas expectativas esperando na fila do cinema. Quase que não entro para ver o filme de tanta vontade que eu estava de terminar o livro (e olha que era um dos meus favoritos, hein??). Acho que isto representa bem: a escrita da Suzanne conquista de uma forma maravilhosa. Eu mal posso esperar para ler o resto! Ah, e um adendo: posso ser minoria, mas sou TEAM GALE! ;D

A Autora
Suzanne Collins é escritora e roteirista de programas infantis, formada em escrita dramática pela New York University. Fez vários roteiros para a Nickelodeon. Entre 2003 e 2007, Suzanne escreveu os cinco livros da série de fantasia “The Underland Chronicles”. Em 2008, lançou “The Hunger Games”, primeiro livro da trilogia homônima. A inspiração veio quando ela assistia TV: mudando de canal, viu um reality show que passava ao mesmo tempo em que outro canal transmitia cenas da Guerra do Iraque. Suzanne inseriu essa junção num contexto de mitologia grega e em suas noções de efeitos de guerra. "The Hunger Games" está na lista de best-sellers do The New York Times há mais de sessenta semanas e sua adaptação cinematográfica está em fase de pré-produção.


Share this:

COMENTÁRIOS

20 comentários:

  1. Oi Ana!
    Todo mundo fala bem de "Jogos Vorazes", deve ser muito bom!
    Está nos meus "vou ler" há um tempão, mas nada de comprar ou arranjá-lo. Gostaria de ler antes de o filme estrear, mas creio que não será possível, :(
    Curti muito sua resenha!
    Abraços!
    Mariana,
    http://lereconhecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ta ai uma trilogia que está fazendo um baita sucesso e se você gostou com certeza deve ser viciante....eu estava doida pra ler, mas não tenho como lê-la no momento....porém vou anotar para ler futuramente...\o/....beijokas elis

    ResponderExcluir
  3. Muita gente fala bem dessa trilogia. Mas sei lá, não tenho a mínima vontade de ler.Vou esperar pela estréia do filme.Pretendo assistir. E aí sim, talvez, ler os livros.

    ResponderExcluir
  4. Todo mundo fala muito bem dessa série.
    Espero poder ler em breve pra conferir! Sua resenha me animou mais ainda!
    ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu acho esse livro absolutamente divino! Não existe NADA que eu tiraria ou acrescentaria, está no meu top 5 de melhores livros que eu li durante toda a minha vida. Só espero que, com o lançamento do filme, não vire modinha :/

    ResponderExcluir
  6. Toda essa série me aguça a vontade de ler e a cada resenha que vejo, como essa que fez, me instiga mais a vontade.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Ei!

    Também sou "team Gale", o Peeta é certinho demais pro meu gosto. Mas acho que o romance é o de menos nessa série. Se não existisse, eu pelo menos não sentiria tanta falta assim. Seria bom se conseguisse aliviar um pouco a tensão, mas acaba é piorando.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Estou super, super, super afim de ler esse livro! A sua resenha nem me deixou com mais vontade ainda, nossa, se fosse uma video resenha eu veria, e ouviria, o entusiasmo na sua voz!
    Acho que algo que nunca vai mudar é o fato de que infanto-juvenis são meu estilo favorito!

    ResponderExcluir
  9. oiiii
    intão a resenha ficou bem boa ^^ mas adimito que não é o tipo que eu estou acostumada... seguindo mais os padrões dos blogs livros na cabeça e murphy's library, a sua é um formato e modo de descrição totalmente diferente oO e muito boa para quem compra livros.. mas para mim... não me puxou pra ler o livro sabe? as resenhas dos blogs que falei puxam mais mesmo sendo menos completas
    o que vc falo sobre a capa ta meio incompleto... mas isso vc so perceberia se lesse os proximos oou colocasse as tres capas uma do lado da  otra lol

    por sinal descordo de vc... team peeta 4ever :)

    ResponderExcluir
  10. MarcielleGuima1629 de maio de 2012 00:42

    Amei sua resenha!! A forma como você fala as coisas me encantou, parabéns!

    Eu também sou da minoria TEAM GALE!! rsrsrsrsrs
    Beijos!
    Marcielle

    ResponderExcluir
  11. Oooiii, pessoa! xD

    Eu agradeço muito a opinião. Eu sei que a minha resenha é bem diferente das outras, rs, e por ser mais "fria" pode assustar ou até mesmo não puxar tanto para ler. Creio que ela também informe mais o leitor sobre o que ele vai adquirir - como você disse, boa para compra. Estou reformulando para poder ser mais atraente sem perder a minha assinatura, sim?

    Obrigada, Anayã! #TEAMGALE

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mariana!

    Eu gostei bastante, dos livros do gênero foi o que eu mais gostei (e recomendo). Acho que é a primeira vez que me animo logo de cara com algum destes que virou "modinha". Agora só me falta ler os outros! xD

    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir
  13. Olá, Elisandra!

    Hehehe, esse "se você gostou" é bem pertinente... Sou muito chata em alguns mimimis mesmo. Mas Hunger Games me agradou (não que eu seja referência para alguém - pelo amor!) e creio que vá te agradar também, principalmente se você gostar do gênero.

    Ah, sim, sempre há tempo. :D

    Obrigada pela presença!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Bianca!

    Olha, eu já te digo uma coisa: não vá pela maioria. Apesar de o ditado dizer que "a voz do povo é a voz de Deus", muitos livros famosos não são necessariamente os melhores (atualmente, estes dois parâmetros são inversamente proporcionais em sua grande maioria). Eu gostei de Hunger Games e muita gente gostou, mas se o formato ou o gênero não a agradam, não precisa se sentir excluída ou algo do gênero, viu? Eu aconselho a ler antes de formular uma opinião, porém isto é critério seu.

    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir
  15. Olá, Lorrine!

    Hehehe, fico feliz que eu tenha animado você! Se puder, leia (apesar do preço estar um absurdo de caro)!

    Obrigada pela presença!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Maai!

    Hehehe, concordo em quase tudo. É um livro muito bem construído em todos os seus parâmetros, mas eu não o colocaria no top, sei lá, 100 livros que li na vida, pois creio ter lido alguns muito superiores a ele. Para os atuais, está muito bem!

    E, infelizmente, virou modinha!

    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir
  17. Olá, Rudy!

    Isto é bom! Se a maioria das resenhas a anima, é porque você é uma leitora que potencialmente vai gostar bastante do livro! Então, leia!

    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir
  18. Olá, Cíntia!

    Até que enfim alguém concorda comigo! O Peeta é fofinho demais para mim (não que eu não goste de homens que tratam bem as mulheres - ele só é fofo, fofuxo mesmo, demais para mim). Bom, eu não acredito que o "romance" seja o de menos, ele só não é o foco principal. Hehehehe, e quem disse que a tensão tem de melhorar, não é mesmo? xD

    Obrigada pela presença!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Israel!

    É mesmo? Fico feliz! Aliás, fico muito feliz sempre que alguém quer ler um livro, não importa qual seja. As pessoas precisam ler para formular opiniões fortes! :D
    Fico feliz que tenha percebido meu entusiasmo. Sabe, como minha resenha é um tanto impessoal demais, creio que ela fique fria e muitas pessoas não conseguem enxergar a minha visão pessoal.

    Eu já gostei muito de infanto-juvenis. Hoje até leio, mas prefiro os mais adultos.

    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir
  20.  Olá, Marcielle!

    Puxa, muito obrigada! As opiniões quanto às minhas resenhas normalmente são bem divididas, mas cada elogio me deixa encantada e com vontade de melhorar cada vez mais!

    #TEAMGALE \o hehehe.

    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir