RESENHA: Akelon, Perdidos no Velho Mundo - Junior Menezes, Michael Soares

Akelon, Perdidos no Velho Mundo
Autores: Junior Menezes, Michael Soares
ISBN: 9788562418716
Páginas: 168
Editora: Bookess Editora
Ano: 2011
Palavra-chave: Literatura Brasileira.
Sinopse: Após longos anos de aventuras como pirata espacial, Sarah Redner recebeu o convite dos Anciões Galácticos para ser a capitã do cruzador espacial Mendok, uma nave ultra-sofisticada e equipada para missões de longos períodos, ela aceitou imediatamente. Em uma dessas missões, o sistema de bordo da nave sofreu uma grave pane, que resultou em um terrível acidente, sem as coordenadas dos computadores, o poderoso cruzador se perdeu e ficou a deriva sob o silencioso firmamento do universo, sendo levado ao planeta Terra, um mundo totalmente devastado, onde a vida se abriga nos lugares mais inóspitos, mas não apenas a vida humana, agora o terceiro mundo está povoado por diversos seres humanóides, insetos inteligentes, criaturas que habitam os desertos, é um planeta repleto de perigos. O passado e o futuro não significam nada. Com a sua nave destruída, e o seu comunicador danificado, Sarah só consegue se comunicar de forma remota uma vez com James Roots, seu atual namorado. Porém, não consegue dizer onde está. Toda a tripulação da nave Mendok morreu no acidente, exceto ela. Sozinha e sem esperança, a capitã terá que descobrir uma forma de reconstruir a sua nave, para poder voltar para Lesmine, planeta onde reside atualmente. Entretanto, os kechanianos também caíram na Terra. Eles irão caçá-la como se fosse um animal. Sarah Redner encontrará amigos em locais que até então pareciam desertos e impossíveis de abrigar a vida. Estes povos são conhecidos como os povos sem rosto e índios verdes ou simplesmente bárbaros errantes. Tais povos, não conhecem a tecnologia, vivem de forma primitiva. No entanto, haverá novos inimigos e estarão em jogo grandes interesses por parte da nova raça de alienígenas que dominam o planeta Terra, para eles, Sarah Redner é um grande obstáculo e deverá ser eliminada. Será que ela conseguirá voltar para o seu amor? Os kechanianos conseguirão executá-la? Descubra você mesmo!!!

Enredo
• Espaço: em geral, sua descrição é econômica. Todavia, por se tratar de uma história fantástica, em alguns momentos os autores, ao tentarem situar melhor o leitor, acabam pecando pelo excesso de informações.
• Tempo: o tempo é determinado, embora em algumas passagens haja algumas comparações que podem confundir o leitor (mas estas não são regra).
• Personagens: aspecto mais marcante do livro. São complexas e misteriosas. Nelas as emoções humanas mais diversas foram impressas com zelo, além de suas mentes serem perfeitamente coerentes com a época em que vivem.
• Criatividade: média. Existem muitos livros do gênero (em especial nos anos 80), mas a abordagem que foi feita neste livro o diferencia e inova.
• Andamento do enredo: o andamento ficou prejudicado pela ortografia. Muitos erros de colocação de vírgulas travavam a leitura em muitos momentos. A história, em si, tem um andamento médio.
• Início, meio e fim: O início da história é obscuro. Dá apenas algumas explicações acerca de alguns parâmetros e só. O resto segue uma linha Star Trek/Wars, só que um pouco menos rebuscada. Como acima dito, a história tem um potencial magnífico pela abordagem que foi feita, mas a revisão falha acabou por estragar boa parte disso. Além dos erros de ortografia que paralisam a leitura quase por completo, há ainda a necessidade de ficar voltando às páginas anteriores para ter acesso ao "glossário" (que foi colocado na frente do livro e não atrás, como de costume). Uma sugestão para a próxima edição: ao invés de glossário, colocar uma nota de rodapé a cada termo técnico da história. Poupa o leitor.


Estrutura "Artística"
• Capa: bonita, pertinente ao enredo. Cores são intrigantes, embora não muito chamativas.
• Diagramação: fixa, confere organização.
• Fontes: de tamanho razoável.
• Sinopse: exagerada. Faltou um pouco mais de trabalho ao escrevê-la para criar um laço entre leitor e livro.
• Enredo: a ordem e escolha das palavras é muito aleatória e por vezes não consegue criar o clima a que o livro se propõe.

Estrutura Física (Materiais)
• Capa: Material resistente, embora mais suscetível à vinco e amassados e não é dos melhores.
• Páginas: Cor branca "aumenta" a reflexão da luz e, portanto, pode cansar em demasia o leitor. Material agradável ao toque e de resistência média aos imprevistos do dia-a-dia.

Análise
Enredo (x2): 2,41 (regular);
 • Espaço (x2): 3 (bom);
 • Tempo (x2): 3 (bom);
 • Personagens (x2): 3 (boas);
 • Criatividade (x1): 3 (boa);
• Andamento do enredo (x2): 1 (ruim);
• Início, meio e fim (x3): 2 (regular);

Estrutura Artística (x1): 2,67 (regular);
 • Capa (x1): 3 (boa);
 • Diagramação (x1): 4 (muito boa);
 • Fontes (x2): 3 (boas);
 • Sinopse (x2): 1 (ruim);
• Enredo (x3): 3 (bom);

Estrutura física (x1): 2,3 (boa);
 • Capa (x1): 3 (boa);
 • Páginas (x2): 2 (regulares);

Nota final: [2.(2,41) + 2,67.1 + 2,3.1]/4 = 2,45




Gostei da obra?
Foi com o coração partido que dei esta nota. Vejam - eu realmente gostei da IDEIA, esta foi realmente excelente. Mas um conjunto de fatores, dentre eles falta de revisão mais atenta e edição falha, me fez não gostar como achei que gostaria. Por isso dei a nota regular - mas com esperança! Creio que se os meninos sentarem e reformularem a história, corrigindo os erros que apontei e contratando uma edição melhor, com certeza tem tudo pra dar certo!

O Autor
Junior Menezes é um autor potiguar de livros e Histórias em Quadrinhos de ficção-cientifica e fantasia. Seu interesse pela literatura surgiu através dos filmes como Star Wars e Jornadas nas estrelas, os livros do Júlio Verne e série vaga-lume. Atualmente está cursando o Curso Téc. em Informática e tocando bateria em bandas que tocam na noite de sua cidade.


Obrigada ao Clube dos Novos Autores por disponibilizar o exemplar.





Share this:

COMENTÁRIOS

21 comentários:

  1. Ana!
    O próprio Junior reconhece que precisa de ajuda na revisão do livro. Li o primeiro da série e como amo ficção, adorei.
    Em livros como esse, a tal técnica em avaliar baixa a qualidade do livro.
    Mas os livros do Junior valem a pena.
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana!

    Através da crítica, aprimoramos os nossos melhores esforços aqueles que possuem mente aberta em aceitar o que se pode modificar!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oiee! Meu Deus, eu nunca tinha lido uma resenha tão completa!!! Parabéns!
    Eu conheço o Junior, e conheço um pouco de seu livro, infelizmente perdemos contato um tempo atrás, mas fico imensamente feliz que ele esteja com o livro pronto! Volto a dizer que a resenha ficou completa e cheia de dados importantes para nós possíveis leitores. Parabéns e sucesso para a resenhista e ao autor. Junior SUCESSO! Assim que a correria com o Redenção acabar, vou atrás de me colocar em dia com todos os meus parceiros!
    Lilo
    Redenção, já em pré-venda!
    p.s:
    Flor, vc faria uma resenha do meu livro Redenção?
    *_*
    http://redencaobylilo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. A resenha é analítica e abordou todos os apectos da obra de forma muito clara. Acho que se o autor tem a ideia inovadora, pode buscar melhorar seu texto. Vejo um caminho promissor para o nosso amigo escritor do Clube dos Novos Autores.

    Desejo-lhe sucesso.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana,

    Confesso que gostei muito da sinopse leria o livro só por ela, porém nossa achei bem diferente sua resenha e admito que sou uma pessoa que gosta de ler mais a opinião do leitor, por isso foi a primeira coisa que li. Mas acabei voltando e lendo tudo...rsrs...é que são tantos blogs pra visitar que normalmente gosto dos que são bem diretos...nada contra quem escreve bastante, mas sabe o tempo voa hoje em dia.

    Adorei a resenha e espero voltar em breve para conferir outras...beijokas elis
    http://amagiareal.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Esse estilo de livro nunca me agradou, e a sinopse, infelizmente, não chama a atenção (principalmente por causa da má colocação de vírgulas). Mas se os escritores realmente fizerem uma reformulação, talvez eu me interesse.
    Gostei bastante da maneira como vc escreveu a resenha, dispondo cada área. Ajuda os leitores a definir o que pode interessá-lo ou não.

    Bjs
    Pamela Chris

    ResponderExcluir
  7. Hey! ;)
    Sei como é quando temos que dar uma nota ruim, sendo que gostamos da idéia central da coisa =/
    Espero que a história melhore eventualmente!
    Beijoos

    CC
    blogcabelosaovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro do Junior, mas acredito que seja muito bom.
    Só pelo fato de ele gostar e escrever ficção – cientifica isso já mostra o quanto ele conhece e possa dominar sobre esse assunto. Aqui pra nós, em minha opinião o estilo que o Junior aborda em seus livros é um dos mais difíceis de escrever, pelo menos é o que eu creio.
    Meus parabéns meu amigo por mais um trabalho realizado, que esse livro seja reconhecido e mais um dos seus sucessos.
    Grande abraço e boa sorte irmão e parceiro de caminhada.
    Ocelo Moreira

    ResponderExcluir
  9. Acredito que as resenhas, além de sinceras, devem ajudar os autores a cada vez mais melhorar a escrita e o desenvolvimento da história.
    Tem livros que possuem temáticas ótimas, mas são perdidos durante o desenvolvimento, por isso concordo com você, é possível o roteiro ser bom, porém o desenvolvimento ficar com uma nota mediana.
    Parabéns pela sinceridade.
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Quando recebi a primeira critica literária de uma obra minha, fiquei um pouco assustado no inicio, mas percebi a importância da mesma, pois me ajudou a aperfeiçoar meu livro, e torna-lo digno de publicação. Se a idéia do autor é inovadora, já está com meio caminho andado. Agora, ele deve "lapidar" sua joia, para que esta tenha um brilho ainda maior.

    ResponderExcluir
  11. Isso realmente é uma resenha ") Muito boaaaa!!! Adorei

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que uma critica mesmo que negativa leva o autor ao crescimento e a sinceridade é tudo no mundo enho certeza que o Junior vai levar em consideração o que vc disse. Adorei sua resenha principalmente sua sinceridade.
    Bjus
    Val
    Brilho das Estrelas

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito da forma que analisou o livro. Creio que para os autores se aprimorarem devemos fazer uma análise justa e clara. Parabéns pela sinceridade. Aproveitando te convido a participar do Concurso de Banner- iniciativa CNA e www.tribodolivro.com. Apareça. Abração

    ResponderExcluir
  14. Oiii! *-*
    Gostei do tema do livro, apesar de não ser o meu preferido! ;D
    Gostei bastante também da sua sinceridade, é bom para o autor saber como que ele pode melhorar!
    Apesar de tudo, fiquei curiosa em relação ao livro :D
    Beijos,
    Lara E.
    http://naspaginasdeumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Toda a crítica ajuda no crescimento dos autores.
    Sucesso ao resenhista e ao autor.

    ResponderExcluir
  16. Como não li nenhum livro do Junior não tenho argumentos. Um tipo de resenha crítica e construtiva e o importante é que dá condições do autor estar sempre se aprimorando.

    Parabéns!

    Beijos
    Irene

    ResponderExcluir
  17. Oi Carol, muito boa a resenha!
    Sincera, objetiva e super argumentativa, assim que tem que ser rsrs

    Beeijocas
    Rapha
    http://rapha-doceencanto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Sei que vou sofrer com o resultado, mas o que não nos destrói, nos fortalece.
    Preciso de uma resenha como essa, adorei-a!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Vamos lá! A resenha é completa, apontar ponto positivos, assim como pontos negativos, o que foi legal da parte de resenhista, nesse ponto é ajudando a enchegar erros que até as vezes nem ele mesmo ver... Para o autor pela ideia desse livro, me interessei muito pela ideia, e espero ler o livro para montar minha propria opinião sobre livro


    beijos
    Pri *-*
    Irmandade Literária

    ResponderExcluir
  20. Oi Ana!

    Sempre que eu venho aqui e leio as tuas resenhas me impressiono com tamanha atenção aos detalhes!
    Parabéns! A sua resenha foi realmente muito completa.
    A nota foi baixa, mas quem sabe na próxima?
    Um Beijo*

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Legal esse tipo de resenha, gostei! :)
    E poxa, me interessei bastante pelo livro, apesar da nota e os defeitos que você apontou... A ideia parece legal, ao menos x)

    ResponderExcluir