RESENHA: O Arquiteto do Esquecimento - Marcos Bulsara

O Arquiteto do Esquecimento
Autor: Marcos Bulsara
ISBN: 978-85-6266-016-0
Páginas: 470
Editora: Life Editora
Ano: 2010
Palavras-chave: Literatura Brasileira, II Guerra.
Sinopse: Conheça a impressionante história de Doran Visich. Ele sobreviveu milagrosamente aos campos de concentração nazistas e transformou-se no gênio por trás da maior criação da indústria farmacêutica mundial: uma droga capaz de apagar a memória humana. Mesmo depois de vencer inúmeras barreiras, ganhar milhões e conquistar posição de destaque no mundo da ciência, ainda existe uma culpa que o prende ao passado e o impede de ser feliz. Até o dia em que ele finalmente conhece a verdade que buscou por mais de cem anos! O Arquiteto do Esquecimento revela uma trama visceral e emocionante. Você será arrebatado numa história de ódio e perdão; de perseverança e resgate; de esperança e salvação.

Introdução 
O livro conta a história de Dorian Visich, um polonês judeu que sobreviveu ao holocausto e se tornou um dos maiores gênios da indústria até aquele momento, criando o D45 Amnol, uma droga sintética capaz de apagar a memória. Entretanto, seu passado relacionado a Constantine, sua irmã, ainda o assombra e irá motivar cada ato, cada verdade que ele com tanto afinco busca. Um romance com raízes na II Guerra Mundial e no futuro.

Espaço
Há várias passagens de acordo com o momento de "Dorian" que o livro retrata. A descrição espacial é feita em um tempo mediano, ou seja, não é rápida e trivial como a maioria das descrições, mas também não é lenta a ponto de imprimir um suspense desnecessário à trama.

Tempo
A história possui vários tempos: a II Guerra e idos dos anos 2000 em diante. O Tempo tem fator crucial nesta trama, principalmente por envolver fatos históricos da contemporaneidade.

Personagens
As personagens principais são as mais complexas, em especial Dorian. Esta complexidade não é instantânea, é construída de acordo com o momento de vida de cada personagem, como se a luz fosse lentamente lançada sobre uma tela às escuras. Aliás, as personagens são o fator mais importante da história, embora estejam intimamente ligadas com os aspectos tempo e espaço.

Enredo
Quanto ao parâmetro Linguagem, está em conformidades. A escrita de Marcos é uniforme, sem erros ou inconvenientes, com uma seriedade e complexidade admiráveis durante todo o enredo. A dinâmica de ações também é muito importante e bem tratada neste livro, auxiliada e aumentada pela divisão em "partes" da vida da personagem principal. Os parâmetros acima têm química de alto nível entre si, se combinam de modo definitivo e seguro.
Além disso, explora toda a gama de curiosidade e sensações no leitor, constituindo-se de uma leitura sinestésica também.
Em aspectos ortográficos, o livro não possui qualquer tipo de erros de digitação e/ou de gramática.

Estrutura "Artística"
• Capa: A combinação da ampulheta com as cores ao redor é muito válida e marcante, imprimindo seriedade e complexidade que o livro possui.
• Diagramação: fixa durante todo o enredo, muito bem colocada para a melhor leitura.
• Fontes: de tamanho razoável, de fácil leitura e que não cansam o leitor.
• Sinopse:  Ao contrário da maioria das sinopses, esta não entrega muito ao mesmo tempo em que entrega tudo. A temática e aonde a história vai chegar já é de conhecimento do público; esta parte a sinopse entrega completamente. Como a história pretende aprofundar este tema, a sinopse acaba por não entregar nada, ao mesmo tempo em que instiga o leitor.

Estrutura Física (Materiais)
• Capa: Material resistente, com poucas chances de dano. Boa impressão. Marca páginas se desgasta muito.
• Páginas: Cor amarelada diminui a reflexão da luz e, portanto, não cansa em demasia o leitor. Material agradável ao toque, de cheiro agradável e de resistência média aos imprevistos do dia-a-dia.

Recomendações
Trata-se como literatura adulta pela abordagem que possui (melhor compreendida por pessoas mais velhas e instruídas). Exceto isto, é recomendado a todos.

Análise
Espaço: 5 (ótimo)
Tempo: 5 (ótimo)
Personagens: 5 (ótimos)
Enredo: 5 (ótimo)
 • Conformidade da história com a classificação: 5 (ótima);
 • Aspectos ortográficos: 5 (ótima)
 • Química entre os parâmetros: 5 (ótima)
 • Linguagem em conformidade com a classificação: 5 (ótima);
Estrutura Artística: 5 (ótima)
 • Capa: 5 (ótima);
 • Diagramação: 5 (ótima)
 • Fontes: 5 (ótimas)
 • Sinopse: 5 (ótima);
Estrutura física: 4,50 (arredonda-se para 4 - muito boa).
 • Capa: 4 (muito boa)
 • Páginas: 5 (boas)

Nota final: 4,9 (aproximadamente)




Gostei da obra?
Esta foi uma das resenhas mais difíceis de minha vida. Eu simplesmente adorei o livro e não sabia exatamente como avaliar... Muitos critérios estão com poucas palavras porque não há mais o que dizer, o livro é excelente! Agradeço imensamente ao Selo Brasileiro pelo exemplar. Recomendo a leitura a todos, um dos poucos livros que tem alguma relação com II Guerra que eu me orgulho de ter lido e RELEREI se possível!

O Autor
Natural de Porto Alegre, RS, Marcos Bulzara é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba (São Paulo) e tem Pós-Graduação em Comunicação pela Escola Superior de Propaganda e Marketink (ESPM). É casado com Cristina e tem três filhos.

Obrigada ao Selo Brasileiro pela oportunidade.



Share this:

COMENTÁRIOS

1 comentários:

  1. Desde o início do ano passado que tenho muita vontade de ler esse livro, acho bem interessante.
    Adoro suas resenhas agora gostaria de perguntar uma coisa já tem um tempinho, o que é QUÌMICA ENTRE OS PARÂMETROS?
    Cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com/

    ResponderExcluir