RESENHA: Como Se Tornar O Pior Aluno da Escola - Danilo Gentili

Como Se Tornar O Pior Aluno da Escola
Manual completo, ilustrado, revisado e não recomendado para estudantes
Autor: Danilo Gentili
ISBN: 978-85-7888-034-7
Páginas: 168
Editora: Panda Books
Revisão: Telma Baeza G. Dias
              Ana Maria Barbosa
Ilustração: Danilo Gentili
                 Moa
Ano: 2009
Palavras-chave: Literatura Infanto-Juvenil Brasileira; Humor Adulto.
Sinopse: 
O comediante, publicitário e cartunista Danilo Gentili, do "CQC", ensina passo a passo como se tornar o pior aluno da escola. Ilustrado, o guia traz dicas práticas de como colar na prova, não entregar as lições de casa, matar aulas, fazer bagunça na sala e se dar muito bem na "selva" escolar.

Litterarum radices amarae, fructus dulces.

O livro tem como proposta ensinar os preceitos básicos para se tornar "o pior aluno da escola", baseando-se nas experiências do autor.
"Danilo Gentili foi o pior aluno da escola. Em seu histórico escolar, acumulou 78 assinaturas no livro negro, 2 suspensões e 1 expulsão."
Um currículo para ninguém botar defeito, perfeito para um "mestre" nesta "arte". O curso intensivo conta com matrícula, rematrícula, 23 lições, formatura e até diploma. Também possui dicas de carreiras possíveis para o formando e "O Grande Livro dos Pequenos Planos", onde várias travessuras são ensinadas passo a passo. As lições são as mais variadas. Desde as mais utilizadas como "Colar na prova" e "Copiar o trabalho da internet" até algumas mais inusitadas como "espalhar fofoca na escola" e "não ler livros" (lição proposta em um livro!), todos os aspectos importantes do pior aluno da escola são explorados, possuindo, inclusive, exercícios de aprendizagem. Um curso completo!
"A base disso não é a obediência, e sim a constatação: Por que devo obedecer? Essa é a única forma de propagar o caos, desafiar os limites e quebrar as regras sem se quebrar. Digo isso porque algumas regras não devem ser questionadas. Uma delas é: 'Não pule da janela da classe se ela ficar no terceiro andar.' Já quebrei essa regra uma vez. E as duas pernas junto com ela."
No quesito enredo, o livro é muito bem escrito. Por ser humorístico, a escolha e a ordem das palavras são fundamentais para gerar o riso no leitor. Escrever um livro de humor é bem mais difícil que escrever a piada e declamá-la, justamente pela última possuir como respaldo a experiência de ator e presença de palco do humorista. Todavia, este livro usa de todo o tipo de recursos para potencializar o efeito: desenhos, fotos cômicas do próprio autor, caricaturas, ideias mirabolantes... E funciona!
Outro aspecto importante deste livro é que ele possibilita a ESCOLHA. Mesmo sendo um "curso", o leitor pode escolher se vale a pena fazer o que é proposto e arcar com as prováveis consequências ou não. E tudo isto com muito bom humor!

Quanto a questões ortográficas, poucos deslizes se fazem notar, como alguns erros de colocação pronominal e de vírgulas, mas que de modo algum influenciam a leitura.

Em se tratando de aspectos físicos, há um notável capricho por parte da editora. O material da capa é bem resistente (capa dura), as cores vermelha (fundo) e preta (desenhos) combinam bem entre si, e os desenhos dão um toque especial e divertido ao livro. As contra-capas são revestidas por papel semelhante ao das páginas na cor negra, decorados com desenhos (que aparecem também nos capítulos) em cinza.
As páginas são feitas com material espesso e resistente na cor branca, estilizado como um caderno quadriculado. Algumas folhas possuem ilustrações; outras, manchas de gordura.
A grafia de maioria do texto é escrito em fonte padrão. Alguns trechos têm aspecto de letra cursiva.
Os desenhos são notadamente feitos à mão e adaptados, posteriormente, à edição. Em preto e branco.

Este livro é recomendado a adolescentes e adultos que desejem se divertir com as peripécias listadas. É possível até se recordar da época de escola!

Gostou da obra?
Se gostei! O modo com que Danilo impregnou este livro de humor me fez rir do começo ao fim. É uma leitura mais que apreciada! Ah, se todos os livros fossem assim! E aproveitando o espaço: o que acharam do novo-velho jeito de escrever as minhas resenhas? Decidi começar com um livro que certamente teria pontuação máxima, justamente pelo desafio de conseguir analisá-lo mesmo assim. Acho que consegui, certo?

Avaliação:
- Enredo: 5 (ótimo);
- Humor: 5 (ótimo);
- Ilustrações: 5 (ótimas);
- Aspectos linguísticos: 4 (muito bons);
- Estrutura física: 5 (ótima);

Nota: 4,8



O Autor
É um humorista, escritor, cartunista, repórter, empresário e apresentador brasileiro. Faz parte da nova geração de humor, a da stand-up comedy. Ganhou projeção nacional como integrante do programa de humor jornalístico Custe o Que Custar, da Rede Bandeirantes e atualmente com o seu talk-show Agora é Tarde.


Esta resenha faz parte do:


Share this:

COMENTÁRIOS

14 comentários:

  1. Gostei muito da arte da capa. Nem sabia que o Gentili tinha um livro. hehe
    Deve ser bom pra relembrar os tempos de escola. Beijo!


    http://saocoisasdesiguais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bem legal... mas pelo título, eu não leria. Quer dizer, isso eu sei fazer... Haha.

    Beijinhos, Babi :*

    www.a-viajante-dos-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ana!
    É uma proposta diferenciada, não sei se leria, mas deve ser engraçado.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Ah,
    Eu adoro o Danilo Gentili e o livro deve mesmo ser engraçado.
    Eu adoraria ler, principalmente pra descontrair um pouco.

    Bjok

    ResponderExcluir
  5. hey flor!!
    Sou doida para ler este livro, primeiro pq a estética dele me chamou muita atenção quando vi, e também pq já li alguns textos do Danilo, e realmente são muito bons.
    Adorei sua resenha e está aprovadíssima a nova forma que usou para escrevê-la, gostei muito, e como sempre, bem elaborada independente da forma.

    Beijos
    Lis - Batalha Literária

    ResponderExcluir
  6. Você é o que ler, não sei se fico triste ou feliz. 

    ResponderExcluir
  7. Olá, Lorrine!

    Eu também achei a capa muito bonita. Meu cunhado me emprestou... hehehe. Foi muito gostoso!

    Obrigada pela presença!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Babi!

    O livro é muito legal! E não se prenda por isto, rs. Por mais que você possa não ser uma boa aluna, ler sobre isto é MUITO divertido! :D

    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rudy!

    Com certeza o é! E eu gostei bastante, ri MUITO! Aposto que você gostará também.

    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir
  10.  Olá, Raquel!

    Eu também gosto muito dele, aposto que você iria gostar!

    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir
  11. Olá, flor de Lis! :P

    Eu também tinha muita vontade de ler... Quando meu cunhado disponibilizou, li em 30s! hehehe. É muito gostoso!
    A capa é muito bonita, a edição é de qualidade... E o Danilo é o Danilo, né? O próprio nome já diz tudo!

    Obrigada pela presença, amiga! :D

    ResponderExcluir
  12.  Olá, Flavinha!

    Não fique triste, hehehe. Sinceramente, esta história de que "você é o que você lê" serve mais para o gênero. Sendo assim, se eu leio comédia devo ser uma pessoa bastante bem humorada, né? :P

    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir
  13. Então tá. mais eu sou digamos... quase uma aluna complicada! faço uma bagunças, e só leio livro "Como se tronar o pior aluno da escola e politicamente incorreto"! São livros que eu não largo, posso até largar os livros didáticos mas esses não!  :D

    ResponderExcluir
  14. Hehehe, aí eu tenho de concordar com você, rs! Quer dizer que você é uma aluna complicada? rsrsrsrs. Quem sabe um dia você não escreva um manual para as próximas gerações? xD
    Obrigada pela presença! :D

    ResponderExcluir