Desafio Literário 2012

Cá estou eu novamente para mais um DL! Desta vez, é o DL 2012 (que todos conhecemos e amamos). Infelizmente, neste ano não consegui cumprir o DL 2011 por conta do vestibular, mas ano que vem estarei forte na luta! Se você quiser participar, clique na imagem acima.
Vamos à minha listinha??

Janeiro: Literatura Gastronômica
1- Julie & Julia - Julie Powell
2- A Mesa Voadora - Luís Fernando Veríssimo 

Mal comecei a fazer a minha lista e já não sabia quais livros escolher. Por fim, me decidi por Julie & Julia (do qual amei a sinopse) e A Mesa Voadora, do querido Veríssimo.

Fevereiro: Nome Próprio (de pessoas)
1- Frankenstein - Mary Shelley
2- Jane Eyre - Charlotte Brontë 

Gostei muito desta proposta, e como não havia lido Frankestein (embora tenha muita vontade), decidi colocá-lo. Já o livro Jane Eyre original eu ainda não li, mas como gosto da sinopse e da história (já li referências) e gostaria muito de saber se a minha opinião acerca de Charlotte está correta, decidi colocá-lo na lista também.

Março: Serial Killer
1- A Grande Arte - Rubem Fonseca
2- O Silêncio dos Inocentes - Thomas Harris

Adoro literatura policial! Decidi escolher dois clássicos: o primeiro é um romance camuflado. Rubem Fonseca, através de uma literatura policial, critica os moldes da mesma, não é incrível? Já O Silêncio dos Inocentes tem uma adaptação para o cinema que eu adorei, portanto não há melhor razão que esta para lê-lo!

Abril: Escritor(a) oriental
1- Minha Querida Sputnik - Haruki Murakami
2- A Arte da Guerra - Sun Tzu

Estes livros já estavam na minha lista há algum tempo. O livro de Haruki Murakami está na lista dos 1001 para ler antes de morrer, portanto eu já o havia selecionado, e aproveitei o DL para ler. Já A Arte da Guerra é um livro que tenho em casa (de meu pai) e que há muito tenho vontade de ler, mas ainda não havia aparecido a oportunidade.

Maio: Fatos Históricos
1- Guerra e Paz - Liev Tolstói (Napoleão na Rússia)
2- E O Vento Levou - Margaret Mitchell (Guerra Civil Americana)

Dois clássicos que absolutamente eu deveria ler! Aproveito o DL para realizar este grande sonho. Guerra e Paz é um livro que há muito quero ler - gosto muito da Rússia, confesso, e este famoso erro de Napoleão deve dar uma boa história... Já E O Vento Levou deu origem ao filme que eu tanto adoro. Há muito quero ler, e agora poderei!

Junho: Viagem no tempo
1-Linha do Tempo - Michael Crichton
2- Por mais um Dia - Mitch Albom

Este tema também me deu um pouco de trabalho. Acho que não li nenhum livro com esta temática na vida! Por fim, selecionei estes dois, que têm sinopses muito boas, e prometem uma leitura excelente!

Julho: Prêmio Jabuti
1- A Hora da Estrela - Clarice Lispector
2- O Senhor Embaixador - Érico Veríssimo 

Ah, o orgulho brasileiro! Por isto, escolhi dois escritores incríveis: Clarice Lispector (a escritora mais amada do Brasil) e Érico Veríssimo, escritor favorito de minha infância.

Agosto: Terror
1- O Médico e O Monstro - Robert Louis Stevenson
2- O Pistoleiro - Stephen King

Minha escolha mais fácil e mais difícil ao mesmo tempo! Fácil porque terror é um dos gêneros mais abundantes - temos nomes como Stephen King, Edgar Allan Poe, André Vianco... A dificuldade foi escolher só dois para ler no DL. Escolhi O Médico e O Monstro, que é aclamado por muitos, e O Pistoleiro, de meu querido Stephen King.

Setembro: Mitologia Universal
1- A Divina Comédia - Dante Alighieri
2- A Senhora da Magia (As Brumas de Avalon) - Marion Zimmer Bradley

A minha maior frustração era ainda não ter conseguido ler Dante Alighieri por conta desta rotina corrida... Vou remediar isto no ano que vem, magnífico! A outra escolha, As Brumas de Avalon (volume 1) é devido ao fato de eu ter comprado os quatro livros e ainda não ter conseguido ler. Uma boa pedida!

Outubro: Graphic Novel
1- V de Vingança - Alan Moore (criador da melhor HQ do Batman de todos os tempos), David Lloyd
2- 300 de Esparta - Frank Miller

Minha outra paixão além dos livros! Adoro quadrinhos, e graphic novels são mais incríveis por retratarem as histórias dos livros e filmes! Escolhi V de Vingança (e não conheço a história! Vai ser uma surpresa!) e 300 de Esparta (a graphic novel mais esperada por mim! Adoro o filme, adoro História... Chocante!).

Novembro: Escritor(a) africano
1-Desonra, de J. M. Coetzee
2- Cotoco - John Van de Ruit

Já planejava ler algo deste continente; o DL só veio consolidar esta vontade. Selecionei Desonra (também contido na lista de 1001) e Cotoco (que há muito quero ler).

 Dezembro: Poesia
1- Mensagem - Fernando Pessoa
2- Espumas Flutuantes - Castro Alves

Ah, doce poesia! Escolhi Mensagem, de Fernando Pessoa (aqui está contido Mar Português) e Espumas Flutuantes, de Castro Alves (um autor que há muito queria ler).

Espero que tenham gostado! E participem!!

Share this:

COMENTÁRIOS

10 comentários:

  1. Ei Ana!

    Adorei sua lista!
    Em algumas categorias eu já até teria o livro em casa para ler, mas descobri que este tipo de desafio não é pra mim.

    Furei outubro e estou furando novembro no DL2011.

    Boa sorte!!!

    Bjins

    ResponderExcluir
  2. Ana, amei sua lista. Babei nos livros, existem muitos aí que eu quero ler e já espero por sua resenha. Queria entrar no Desafio, mas realmente preciso ler o que está em casa.
    Espero que você ame Cotoco, é um dos meus livros preferidos. :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Estava pensando em participar do DL, mas ainda estou em dúvida. Esse ano você é a vestibulanda, e ano que vem serei eu, rs! Não sei se vou cumprir. Mas, se não participar em 2012, vou tentar em 2013!
    Obs.: Quero ler a sua resenha de alguns livros da lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tb estou participando. Não conhecia esse do Rubem Fonseca. Achei bem interessante. Vou colocar na minha lista pós-DL.
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Ana...
    Queria muuito partiipar, mas nao consigo pensar em nenhum livro na maioria das categorias :/
    Melhor deixar p 2012
    boa sorte!
    bjbj
    Cam
    confissoesdeumabookworm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. @Luciana Mara Eu também, ficou chocante! Vários clássicos... *-*'
    Ah, mesmo? Puxa, realmente é uma pena. Ah, mas eu furei o ano todo (não me orgulho disso, mas vests são complicados)...

    ResponderExcluir
  7. @Kellen Baesso Mesmo?? Fiquei muito feliz, fiquei horas fazendo, não foi fácil não. Eu imagino!! Também estou com uma pilha monstruosa de leituras. Daqui a pouco ela vira um mutante, rs! Prometo que vou tentar gostar! :D

    ResponderExcluir
  8. @Mariana C. Mendes Ah, participa sim! Eu sei como é, mas tenta um livrinho que seja por mês, fica bem fácil! Eu não consegui cumprir porque me afobei, mas dava tranquilamente... Isso mesmo, não deixe de participar!!

    ResponderExcluir
  9. @Michelle Eba! Mais uma participante. Quero ler suas resenhas, hein?? ^^ Coloca sim, Rubem Fonseca é um dos grandes autores do país...

    ResponderExcluir
  10. @Camila Aaaaaaaaaah, não faz assim não! A feitura de lista não é obrigatória, sim? É mais uma forma do participante se organizar. :D
    Obrigada!!

    ResponderExcluir