RESENHA: Um Sonho A Mais - Nanda Meireles

Um Sonho A Mais
Autor: Nanda Meireles
Editora: Desfecho Romances
ISBN: 978-85-7961-477-2
Ano: 2011
Número de páginas: 148
Edição: 
Palavras-chave: Literatura Brasileira, Século XXI
Skoob

Sinopse: 
Fabiana Andrade é uma jovem estudante de 17 anos com um único objetivo, passar no vestibular. Criada pela mãe costureira e abandonada pelo pai ainda muito pequena sentiu na pele as dificuldades de uma vida sem planejamento. Determinada, tem um sonho: fazer uma boa faculdade, abrir sua própria rede nacional de papelarias e dar a sua batalhadora mãe um bom descanso e uma digna recompensa por todo amor e cuidados dados a sua única filha. Um relacionamento era tudo o que ela não precisava, mas o destino lhe prega uma peça. Um antigo e apaixonado amigo é forçado a deixá-la. Uma nova e forte amizade se inicia. E um inesperado e arrebatador amor a encontra. Muita coisa acontece antes de Fabi entender a força e veracidade daquele amor. Confusões, intrigas, ciúmes, surpresas e decepções fazem de “Um sonho a mais” uma leitura divertida e viciante.

Espaço
        Alterna-se principalmente entre a casa de Fabi e a Escola Estadual Arabella Fernandes.

• Caracterização: Tem uma caracterização secundária, efetivamente observada quando é necessária ao enredo. Tal sucintez torna a leitura mais fluída e e não a deixa cansativa.


Tempo
         Século XXI.


• Caracterização: Outro aspecto de caráter secundário, de respaldo ao romance. Não é notadamente declarado - apenas observado através da tecnologia circundante, do linguajar das personagens, etc.


Personagens
        Maior enfoque do texto. À exceção de Fabi, todas as personagens são vistas de forma subjetiva de acordo com as impressões da narradora. Maior profundidade psicológica só se encontra na protagonista, visto que a mesma expõe tudo o que se passava em sua mente e coração ao leitor.

Coerência entre espaço, tempo e personagens
        Não há incoerências entre os três pontos. Tempo e Espaço são os "andaimes" e "tijolos" da narrativa, parcamente percebidos durante o enredo, mas o que o sustentam firmemente.


Enredo
       Narrado em 1ª pessoa do singular, segue uma linha narrativa dos acontecimentos na vida da protagonista. Utiliza uma forma subjetiva de narração com alguns traços da região. Possui diálogos abundantes e sentimentos da protagonista são os mais recorrentes na trama.
       Aspectos negativos: caracterização das personagens de acordo com suas funções. Os "mocinhos" da história são lindos (sejam eles bobões ou heróis); os "vilões", feios e/ou arrogantes. Caracterização clichê.

Capa e Sinopse
        Capa muito bem feita e pertinente ao enredo, com cores agradáveis. Sinopse que resume bem o enredo, mas não deixa entrever os pormenores.


Estrutura física
      Letras de tamanho razoável e boa diagramação. Alguns erros expressivos de pontuação.


Gostou da obra?
       Gostei, embora alguns pontos tenham me decepcionado bastante (como a caracterização das personagens acima descrita - perdi a vontade de ler quando percebi tal padrão, e foi penoso retornar à leitura  "ignorando" este fato. Ademais, como sou vestibulanda pude perceber várias ocasiões e acontecimentos que se desenrolam com frequência em meu dia-a-dia, o que torna esta leitura muito mais próxima de mim. Um livro gostoso para passar o tempo. É uma lástima ter de dar uma nota mais baixa por conta dos aspectos técnicos - apesar do que disse acima, o livro não me acrescentou nada.


Avaliação
- Enredo: 7
- Capa: 8
- Caracterização das personagens e entrosamento entre as mesmas: 7
- Caracterização do tempo e espaço e coerência entre os mesmos: 7
- Aspectos gramaticais: 7
- Estrutura física: 8
- Sinopse: 8


Nota: 7.4


Confira AQUI o Critério de Avaliação
Recomendações
Aos que gostam de leituras mais leves, aos vestibulandos, aos que queiram "relaxar".

A Autora
Meu primeiro contato com os livros foi durante o ensino médio, apaixonei-me pelas aventuras de Pedro Bandeira e desde então nasceu a vontade de escrever minha própria história de romance para jovens, mas apenas muitos anos depois encarei pra valer esse desafio. O resultado foi surpreendente. Conheçam mais sobre meu livro, participando do Twitter @Um_Sonho_A_Mais ou visitando meu Blog ;)


Share this:

COMENTÁRIOS

3 comentários:

  1. Um livro que não passaria nem perto. Livros com essas temas n são pra mim.

    ResponderExcluir
  2. Achei a capa bonita, mas o livro não me chamou a atenção, infelizmente.


    Adorei sua resenha (como sempre!rsrs...), mas não tenho intenção de ler o livro. Não digo nunca, mas pelo menos não no momento.


    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Achei a capa bonita, mas o livro não me chamou a atenção, infelizmente.


    Adorei sua resenha (como sempre!rsrs...), mas não tenho intenção de ler o livro. Não digo nunca, mas pelo menos não no momento.


    Bjs!

    ResponderExcluir