O Meme Literário de um Mês 2011 – Dia 01


É com grande satisfação que venho informá-los: O Meme Literário de Um Mês 2011 está no ar pelo segundo ano consecutivo! E outra novidade interessante: será um evento anual!
Quem quiser participar, é só clicar no logo do Meme acima. Avisem-me por twitter/comentários se participarem, sim? Quero ler suas respostas!

DIA 01
Que livro que você está lendo?
 (Sobre o que é? Onde você está? Você está gostando?)



Também sou fominha! rs. Estou lendo estes livros incríveis.

Capitães da Areia é de autoria de Jorge Amado. Como a própria sinopse diz:
Publicado em 1937, pouco depois de implantado o Estado Novo, este livro teve a primeira edição apreendida e exemplares queimados em praça pública de Salvador por autoridades da ditadura. Em 1940, marcou época na vida literária brasileira, com nova edição, e a partir daí, sucederam-se as edições nacionais e em idiomas estrangeiros. A obra teve também adaptações para o rádio, teatro e cinema. Documento sobre a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador, Jorge Amado a descreve em páginas carregadas de beleza, dramaticidade e lirismo. 
 Eu já li este livro no ano passado, mas creio que não o havia aproveitado inteiramente. Há, realmente, a beleza em torno do sofrimento... É um livro excelente e eu concordo plenamente com a escolha dos vestibulares Fuvest e Unicamp em tê-lo na lista de leitura.

 Já O Véu Pintado é o livro que originou o filme O Despertar de Uma Paixão. Trata-se da história de uma mulher fútil que se casa com um bacteriologista apenas por capricho. Depois que ela o trai e ele inicia uma vingança terrível, o enredo leva o leitor a descobrir se os dois querem se suicidar, se ele a quer matar ou apenas tentam uma redenção... Uma das histórias mais arrepiantes da literatura, escrita por W. Somerset Maugham. Leitura obrigatória! Quem quiser assistir ao filme, fique à vontade; só alerto para que o filme prioriza a história de amor ao enfoque psicológico.

Espero que tenham gostado. Para ler os outros dias do Meme, clique aqui.

Share this:

COMENTÁRIOS

8 comentários:

  1. Já ouvi falar desse filme, mas n lembro se já assisti... e parece as vezes que todo filme é baseado em um livro? Gosto de livros/filmes asssi, tenso, meio psicotico.

    ResponderExcluir
  2. Já li Capitães da Areia, e até fiz paródia da morte do Sem-Pernas numa peça apresentada na escola. É um ótimo livro, porta de entrada pro mundo de Jorge Amado.

    ResponderExcluir
  3. Já li Capitães da Areia, e é um ótimo livro! Inclusive usei a morte do Sem-Pernas numa peça, fazendo paródia das mortes de personagens da nossa literatura. Boas lembranças me vieram agora, hehe!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!
    Infelizmente não consegui gostar de "Capitães da areia". Tentei ler há alguns anos atrás, mas não nos demos bem.
    E quanto ao "O véu pintado", eu não sabia que existia uma versão em português do livro! Já coloquei na minha listinha, pois gostei bastante do filme.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei interessadíssima nO Véu Pintado! Vai pra lista de Desejados. :)

    Smacks pra ti! ;)

    ResponderExcluir
  6. adoro jorge amado!
    os que li dele foram capitães da areia, tambem, e dona flor e seus dois maridos.

    ResponderExcluir
  7. Amo Jorge Amado. Li Capitães de Areia, e adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Adorei capitães de areia.
    O livro que estou lendo é Noret e Sul de Elizabeth Gaskell. Recomendo!!!
    Trata se de um romance no começo da Industrialização na Inglaterra, em que o norte era desenvolvido e o sul ainda era rural. O romance de uma garota do sul e um homem do norte é lindo demais.
    Todos têm que ler esse livro. Elizabeth é tão boa quanto Jane Austen.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir