RESENHA DUPLA: O Ladrão de Raios - Rick Riordan (Livro e Graphic Novel)



                                                    Livro                                                        

O Ladrão de Raios (Percy Jackson e Os Olimpianos #1)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-9807-839-7
Ano: 2010
Edição:
Palavras-chave: Literatura Estrangeira, Século XXI, Mitologia Grega
Skoob

Sinopse: E se os deuses do Olimpo estivessem vivos em pleno século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antigüidade, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
Percy Jackson está para ser expulso do colégio interno... de novo. É a sexta vez que isso acontece. Aos 12 anos, está é apenas uma das ameaças que pairam sobre esse garoto, além dos efeitos da síndrome do déficit de atenção, da dislexia... e das criaturas fantásticas e deuses do Monte Olimpo, que, últimamente, parecem estar saindo dos livros de mitologia grega do colégio para a realidade. E, ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele.
Vários acidentes e revelações inexplicáveis afastam Percy Jackson de Nova York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que envolve humanos diferentes – metade deuses, metade homens -, além de seres mitológicos. O raio-mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo.
Com a ajuda de novos amigos – um sátiro e a filha de uma deusa – Percy tem dez dias para reaver o instrumento de Zeus, que representa a destruição original, e restabelecer a paz no Olimpo. Para conseguir isso, precisará fazer mais do que capturar um ladrão. Terá de encarar o pai que o abandonou resolver um enigma proposto pelo oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.

Espaço
Varia de acordo com o rumo da personagem principal, Percy, em busca do raio-mestre; Em geral, se passa nos Estados Unidos da América.

• Caracterização: É uma descrição bem simples, feita como uma "pupila" foca: de acordo com a interação que o espaço terá com o enredo, a descrição é maior ou menor. Há também as descrições necessárias por conta da própria mitologia grega.

Tempo
O tempo cronológico não é tema principal do livro, embora seja utilizado para embasar a história; o tempo da narrativa é o que dispõem para realizar a missão.

• Caracterização: A identificação do tempo desta narrativa é feita, principalmente, pelos aparatos tecnológicos (em pequena escala) e, principalmente, pelas descrições do mundo atual: os Estados Unidos como potência mundial, os grandes prédios, as televisões, etc.

Personagens
As personagens são muito bem definidas. Não importa quais sejam as suas personalidades, elas nunca se alterarão ao longo do livro (exceto algumas pequenas concessões que possam ser feitas). Foca-se em Percy (filho de... não se deve contar quem é, mas a personalidade é muito característica desta divindade), Annabeth (filha de Atena, pensa e fala como uma igual perante a mãe) e Grover, um sátiro (metade menino, metade bode. Sua relação com a natureza é muito forte). A união destas três personalidades trará o equilíbrio que seria necessário a esta equipe.

Coerência entre espaço, tempo e personagens
São coerentes, mas cada um trabalha de maneira independente, cruzando-se parcamente aqui e ali no enredo (como as linhas da mão).

Enredo
Narrado em 1ª pessoa do singular, o leitor conhece a história de Percy por ele mesmo; portanto, a visualização de toda a ação é afetada, subjetiva, emocional. Consegue relacionar bem os elementos da mitologia grega com as intenções do autor. Dividido em 22 capítulos, o leitor é "arrastado" (no bom sentido) para o espiral da narrativa. Se o leitor conseguir entrar no ritmo deste livro, o timing será perfeito.
Algumas cenas são muito abruptas e, outras, confusas.


Capa
As capas da série Percy Jackson são um capítulo à parte. Bem trabalhadas e desenhadas, elas conseguem agradar o leitor. São caprichadas e de um material bom, embora não dos mais resistentes. Esta, em especial, contém algumas informações que serão trabalhadas ao longo do livro.

Sinopse
A sinopse conta demais. Infelizmente, é possível que não tenha se encontrado o ponto perfeito para introduzir o leitor à história sem contar as partes mais interessantes do enredo.

Estrutura física
Erros ortográficos são muito poucos. Neste aspecto, a revisão foi perfeita. O material da capa, como supracitado, é bom, mas não dos mais resistentes. A letra das páginas é boa também, característica da série, e o material das páginas deixa um pouco a desejar (pode manchar com facilidade).

Gostou da obra?
Nos aspectos técnicos, o autor foi bom... Mas há algo que faltou. Quando comecei a ler, encontrei o tempo da narrativa, adorei a cena de Percy no acampamento (o tridente) e etc... Mas o final foi abrupto (embora tenha me surpreendido um pouco quem era o deus responsável, não quem "orquestrou" a ideia de dentro do acampamento). Aliás, a cena com Ares foi um pouco forçada.

Avaliação
- Enredo: 8
- Capa: 9
- Caracterização das personagens e entrosamento entre as mesmas: 9
- Caracterização do tempo e espaço e coerência entre os mesmos: 6
- Aspectos gramaticais: 10
- Sinopse: 5
- Estrutura física: 7

Nota: 7,7


Recomendações
A todos que queiram aprender mitologia sem se aprofundar muito; aos que gostem de aventuras infanto-juvenis.

O Autor
Rick Riordan nasceu em 1964, em San Antonio, Texas, Estados Unidos, onde mora com a mulher e dois filhos. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares do São Francisco. Além da série Percy Jackson e os olimpianos, publicou a premiada série de mistério para adultos Tres Navarre.





                                               Graphic Novel                                              


O Ladrão de Raios (Percy Jackson e Os Olimpianos #1)
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Arte: Attila Futaki
Cor: José Villarrubia
ISBN: 978-14-2311-710-0
Ano: 2011
Edição:
Palavras-chave: Literatura Estrangeira, Século XXI, Mitologia Grega, Graphic Novel
Skoob

Sinopse:E se os deuses do Olimpo estivessem vivos no século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo a lenda da Antiguidade, a maior parte deles, marcada pelo destino, dificilmente passa da a­­dolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.


Espaço
• Caracterização: Os desenhos dos locais em que a história de Percy se passa são, muitas vezes, bem fieis ao livro. Conseguem ampliar a visão da aventura que o leitor tem.

Tempo
• Caracterização: É feita através de alguns avisos, de mudanças de cenas... Bem parecido ao que se faz em uma HQ.

Personagens
O desenho de cada personagem é muito bom. As descrições e as imagens são muito compatíveis... As feições de cada uma em determinados momentos da história são reais, feitas de modo detalhado, em estilo.

Enredo
Aqui, a "narração" do enredo é feita em 3ª pessoa, o que permite ao leitor enxergar melhor a aventura como um todo; além disto, as cenas confusas e abruptas do livro, embora aqui sejam igualmente ou mais rápidas, pela ilustração são melhor compreendidas pelo leitor. Algumas partes do livro são cortadas; poucas são de média importância, muitas de pequena (dispensáveis para a Graphic) e nenhuma de grande importância foram retiradas em comparação ao original.

Capa
O desenho é muito bonito e feito em uma perspectiva mais intensa. Mesmo assim, não tem todo o impacto da capa do livro.

Sinopse
Neste caso, é bem simples. Por se tratar de uma Graphic Novel, não deixa a desejar em questão de detalhes.

Estrutura física
O material deste livro é bom: a capa tem um material resistente e as páginas são de um material liso e agradável ao toque. Apesar de toda a impressão, o livro não tem odores muito intensos; a reprodução das ilustrações é perfeita.

Gostou da obra?
Gostei muito da Graphic, embora persista aquela sensação de vazio. Um dos únicos pontos de que não gostei foi a cena do acampamento (o tridente) que eu havia achado o máximo no livro. Na Graphic, ela me pareceu muito corriqueira e menosprezada.

Avaliação
- Enredo: 9
- Capa: 7
- Caracterização das personagens e entrosamento entre as mesmas: 9
- Caracterização do tempo e espaço e coerência entre os mesmos: 8
- Sinopse: 7
- Estrutura física: 10

Nota: 8,3


Recomendações
A todos que gostem de HQs e quadrinhos; aos que gostem de mitologia grega; e aos que já acompanham a série Percy Jackson.




Share this:

COMENTÁRIOS

9 comentários:

  1. Assisti o filme e gostei bastante! Mas várias pessoas falaram que o filme distorceu o livro! Já vi várias resenhas positivas também, o que me deixou com mais vontade de ler o livro! Assim que puder, vou lê-lo!
    Parabéns pela resenha dupla!
    Um beijo.
    Gabi
    http://livrosemeninas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu só assisti o filme, mas recebi o Graphic Novel e comecei a ler hoje. So tenho elogios para os desenhos, ficaram perfeitos!


    Beijokas! :*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLEitura

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pela série de livros, e mal vejo a hora de ler a Graphic Novel! Adoro os livros do Rick Riordan, a narrativa dele me prende bem.
    O que eu achei que poderia ser melhor é o filme! Você já assistiu? Ficou bem fraquinho :(

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  4. Já vi o filme, e li todos os livros da série. Me tornei fã de Rick Riordan. Eu curto essas coisas de fantasias e etc.

    Beijo
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Antes queria muito ler esse livro e os demais, mas acabei assistindo o filme e não gostei dele. Então, desisti dos livros.
    Bjs, Gabi.

    ResponderExcluir
  6. Só vi o filme. Não sabia que era baseado em livros... hehe. Santa ignorância!!!
    BJus

    ResponderExcluir
  7. Quase comprei esse livro para o meu primo. Vi num sebo baratinho só que ele não queria mais, ainda bem que não comprei!
    Não muito meu estilo no momento, estou preferindo romances e clássico ingleses.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir
  8. Já vi o filme e só achei divertidinho...Tenho até vontade de comprar o box da série mas sei lá não tenho muita vontade não.Pelo visto você gostou mais da HQs do que do livro...eheh. Tô com A pirâmede vermelha aqui pra ler...

    ResponderExcluir
  9. Já li todos os livros da série e adorei, a resenha está muito boa e para quem não leu dá uma ótima ideia sobre o livro. :-)

    ResponderExcluir