RESENHA: Duas Vidas - Daniel de Carvalho

Duas Vidas
Autor: Daniel de Carvalho
Editora: Baraúna
ISBN: 978-85-7923-057-8
Ano: 2009
Edição:
Palavras-chave: Literatura Brasileira, Século XXI
Parecer Literário: Vanise Macedo
Revisão Gramatical: Edmundo Conde
Skoob

Sinopse: Dois seres pertencentes a outra dimensão do Universo recebem a missão de corrigir uma anomalia da natureza que fez com que dois humanos nascessem com suas essências trocadas.Os seres assumem corpos terrestres e se aproximam dos humanos para ajudá-los a assumirem suas verdadeiras essências.A perspicácia do leitor será desafiada o tempo todo para descobrir,dentre os diversos personagens,quem são os dois humanos com essências trocadas e quem são os dois seres da outra dimensão disfarçados em humanos.Neste romance,você conhecerá pessoas inesquecíveis:
• Leonor,jovem herdeira de grande indústria,recebe proposta para casar-se com o herdeiro de outra grande empresa.Ela luta contra essa ideia não desejando tal casamento.
• Marcelo,rico,solteiro e bem-sucedido profissionalmente leva uma vida cheia de aventuras arriscadas.Apesar de possuir todos os bens materiais,ele não se sente feliz.
• Josué,soldador,é casado e tem dois filhos.Leva uma vida simples,porém nada falta à sua família.Mas ele não se sente realizado.
• Aurora, esposa de Josué, luta para ser mais que uma dona de casa.Arranja um emprego e começa a cursar uma faculdade.

Espaço
Varia de acordo com a personagem em foco: Aurora e Josué vivem na Mooca, em São Paulo, e às vezes visitam os parentes na cidade de Queluz; Leonor alterna presença em Arco-Íris (cidade da indústria que futuramente herdará), a mansão da família em São Paulo e a indústria de Steel no ABCD; Marcelo, por sua "natureza" aventureira, passa momentos em Buenos Aires, Nepal (Himalaia) e sua empresa, a Interbusiness.

• Caracterização: Percebe-se que o espaço é importante para conferir veracidade à história; portanto, é descrito de forma objetiva e sucinta, sem exagerar ou cansar o leitor.

Tempo
Não é o enfoque principal do livro (como o próprio autor demonstra na fala de algumas personagens); é inferido através da leitura.

• Caracterização: Sua identificação é feita, primordialmente, pelas relações pessoais e profissionais das personagens; caracterização intrínseca às personagens, não explicitada nas letras.

Personagens
Há, no total, quatorze personagens (desconsiderando-se as de eventuais ou únicas aparições), das quais apenas quatro são as principais: Josué, Aurora, Marcelo e Leonor. Devido à proposta do livro, o enfoque na psique e nas ações de cada uma delas é muito acentuado. Poder-se-ia, inclusive, considerar uma vertente determinista em contraste com o aspecto da alma, da essência que o autor imprime às personagens. Além disto, os problemas familiares e os acontecimentos sociais (os quais se pensa estarem superados) moldam a aparição das qualidades e anseios de cada uma.

Coerência entre espaço, tempo e personagens
Comparando-se a "intimidade" entre os três com uma costura, um bordado: espaço e personagens são as linhas principais, as que dão sustentação ao livro; o encaixe entre elas tem de ser (e o é) muito equilibrado. O tempo, com a pouca representação objetiva que tem, é a consequência do bordado, do entrelaçamento entre as outras, como um desenho no tecido. É a partir do espaço e das personagens que o tempo é inferido.

Enredo
Narrado em 3ª pessoa do singular de forma onisciente, alterna-se entre as personagens principais. Não há grandes acontecimentos em relação à adrenalina; entretanto, o desenrolar de cada enredo, o descobrir das essências de que se fala ou até mesmo as grandes conquistas de cada uma das personagens conseguem mesclar picos de tensão e momentos de calmaria, levando o leitor, inclusive, a participar da história e torcer.
A alternância entre as personagens ocorre na troca de capítulos, os quais somam 51.

Capa
A imagem de fundo da capa é muito boa, remetendo a dimensões não conhecidas; a técnica de sobreposição de imagens não foi muito feliz, já que é possível perceber a pixelagem das mesmas além de o tom de cada uma delas ser muito diferente, evidenciando ao extremo a técnica e causando leve desconforto; é possível que contribua para o desinteresse do leitor.

Sinopse
É simples, cumpre bem o seu papel: não conta demais acerca do enredo nem deixa o leitor perdido e sem saber o que irá encontrar.

Estrutura física
Há alguns erros repetitivos em quesitos ortográficos básicos e um número considerável de vírgulas empregadas de forma incorreta. Os erros ortográficos não alteram muito o aproveitamento do leitor, já que as palavras são escritas ora de forma errada, ora de forma correta ( o que configura falha grave na revisão gramatical, podendo causar desconforto ao leitor); as vírgulas pausam muitas frases em momentos, em sua maioria, importantes, tornando a leitura, nestes pontos, demasiadamente interrompida e cansativa. Ademais, coerência e coesão foram respeitadas bem como a regência.
O material de capa é de qualidade inquestionável, uma das características mais marcantes da Editora. As letras têm tamanho bom para leitura e o título dos capítulos é vistoso.

Gostou da obra?
Gostei! Apesar dos errinhos que me deixaram um tanto desconfortável e até me cansaram em certos momentos, a leitura ocorreu de forma calma e fluída; terminei de ler em questão de horas (esta é uma das resenhas atrasadas, infelizmente). Já havia lido outros livros do autor e não me decepcionei, embora creia que ele esteja melhorando a cada livro. Não é dos meus favoritos, confesso, mas traz uma história muito interessante. Recomendadíssimo!

Avaliação
- Enredo: 9
- Capa: 5
- Caracterização das personagens e entrosamento entre as mesmas: 10
- Caracterização do tempo e espaço e coerência entre os mesmos: 9
- Aspectos gramaticais: 5
- Sinopse: 8
- Estrutura física: 10

Nota: 8


Recomendações
A todos que gostem de romances nacionais e com temática psicológica e, de certa forma, intimista.

O Autor
Daniel José de Carvalho surgiu como escritor durante as madrugadas de 2006, quando as lembranças da infância, o gosto por histórias de aventuras e o fascínio por personagens fortes, que conseguem superar grandes dificuldades, invadiram sua mente. Assim, foram ganhando vida a trama e os personagens de sua primeira obra, “Aconteceu no Século Vinte”. O autor é paulistano, nascido no bairro de Santana, em 1937. É casado há 51 anos com Neusa, a quem dedica todos os seus livros. Tem quatro filhos, oito netos e uma bisneta. Possui 5 romances publicados, dentre eles o lançamento "Viking - Uma Aventura no Tempo e No Espaço".




Share this:

COMENTÁRIOS

7 comentários:

  1. Gostei muito da resenha, não conhecia ainda esse livro. Só a capa eu achei que poderia ser melhor, a julgar pelo conteúdo interessantíssimo do livro :)

    Amei a dica!

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  2. Ótima resenha!!!
    Sou louca para ler esse livro do autor!
    Bjos!!!
    Andréia
    Sentimento nos Livros

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia... gente, preciso me informar mais...
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Tambèm não conhecia...
    Bjs, Gabi

    ResponderExcluir
  5. Não faz meu tipo de leitura mas a proposta até que é interessante. Descobrir quais estão com com a essencia trocada. Mas acho q n leria. E esses erros são vezes são irritantes mesmos.

    ResponderExcluir
  6. Não faz muito meu estilo.
    Bjos, Carol

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia este livro, amei a resenha estou ansiosa para poder lê-lo no booktour.
    Parabéns pela resenha tão bem elaborada.
    Beijokas enormes
    Brih
    Meu Livro Rosa Pink

    ResponderExcluir