RESENHA: Doença e Cura - Fabian Balbinot (BookTour Selo Brasileiro)

Doença e Cura
Autor: Fabian Balbinot
Editora: Alcance
ISBN: 9788575922026
Ano: 2010
Edição:
Palavras-chave: Literatura Brasileira
Skoob

Sinopse: Em um submundo de sombras e poder, onde os vampiros são reais, surge uma entidade desconhecida, que perambula em uma incansável busca pelo sangue eterno dos mortos-vivos, enlouquecendo-os com pavores semelhantes aos que eles costumam infligir aos seres humanos, e usando os próprios humanos como iscas para atraí-los...

Capa
É uma capa que não revela muita coisa, sim, mas não é o que se chamaria de "misteriosa". Pela mancha de sangue (gigante), é possível se ter uma noção da temática do livro. É bonita e simples, mas poderia ser melhor.

Estrutura
A estrutura é surpreendente. Contado em 7 capítulos, de certo modo independentes entre si, o livro não tem o "clímax" usual, já que o mesmo é calmo. Ainda assim, um toque de terror é perceptível, levando o leitor ao ápice da história de forma curiosa e enervante.

Análise
Apesar de um assunto comum (os vampiros), o livro traz uma temática bem diferente. Utilizando-se de seleção natural e cadeias alimentares, o autor constrói um enredo não tão fantasioso assim, permitindo que a imaginação do leitor se aguce. As passagens são muito bem construídas, quase permitindo que a situação que o livro descreve seja real. O toque de terror, como supracitado, é um charme à parte. Definitivamente, um livro que se diferencia dos demais pela originalidade e qualidade.

Nota da Leitora
Eu não gosto muito de literaturas sobrenaturais, em especial as vampirescas, mas gostei MUITO deste livro. A temática diferente e reflexiva do mesmo me instigou a ler até o último ponto final. Por ser um livro que eu não leria naturalmente, isto conta muitos pontos para a narrativa. Tenho orgulho de ter lido tão magnífica obra.

Avaliação:
- Nota de Capa: 6
- Nota de Enredo: 9
- Nota de Coerência e Coesão: 10
- Nota de Gramática: 9
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 7
- Nota do Final: 10

Nota: 8,5



Recomendações.
A todos que gostem de literatura nacional, temáticas vampirescas e romances reflexivos.

O Autor
Nascido e vivido em Caxias do Sul, nesse Rio Grande do Sul macanudo onde se nasce tomando chimarrão de mamadeira e já se sai do berço falando "Bah!" e "Tchê!", piá de quase 40 anos, cabeça de adulto de 10 anos, cria da italianada imigrante da Serra Gaúcha, gringo que de vez em quando fala "erado" com um erre só, Fabian Balbinot, que sou eu, é daquelas almas atormentadas, soma de almas, criatura que não para quieta e vive de inventar moda.
Entre outros tantos absurdos, Fabian Balbinot é administrador do site http://www.magicjebb.com.br, escritor, tradutor e revisor, "fazedor" de jogos (cartas, mesa e tabuleiro), de textos e de páginas na internet, aprendiz de línguas, desenhista e rabiscador, criador e copiador, conselheiro do Jornal do Almoço da RBS de Caxias do Sul, vendedor (http://www.livrariadoinfinito.com.br) por força do destino... mas, acima de tudo - METIDO!


Share this:

COMENTÁRIOS

7 comentários:

  1. Adoro essa capa! Mas eu nunca desconfiei que era sobre vampiros, achei que era uma história de suspense ou algo do tipo...

    Adorei a resenha, fiquei muito curiosa *--*

    Abraços,
    http://leitorasanonimas.com

    ResponderExcluir
  2. Antes de ler essa resenha eu tinha curiosidade de ler este livro, pois adoro temas sobrenaturais.
    Mas agora não é curiosidade, eu preciso mesmo ler este livro,parece ser ótimo!
    E concordo com você,sobre a capa.Acho que poderia ser melhor.

    http://funhousesa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adoro a temática de vampiros, mas aquelas que não são esculhambadas, claro. Gostei muito da resenha e fiquei com vontade de ler esse livro :D

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana!

    Eu li Doença e Cura e tenho que confessar que foi um tremendo desafio para mim. Ele é muito diferente de tudo o que já li, os personagens não tem nome, não existe uma referência de localização, etc. Quase abandonei o livro várias vezes, mas como era para o book tour eu continuei a leitura mesmo assim. No fim, acabei gostando livro, porque é muito bem escrito eu Fabian Balbinot tem um vocabulário invejável!

    B-jussss! ♥

    ResponderExcluir
  5. A capa me deixou curiosa. Não sabia que era brasileiro... tenho um certo receio pois todos os que pego pra ler têm a ortografia ou gramática errada.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir
  6. Não curto muito vampiros, mas parece ser um livro bem legal.
    Bjus, Maria.

    ResponderExcluir
  7. Não imagina que esse livro era de Vapiros. hhsahahahahaha.Livro sem clímax? dispenso. A capa é bem simples mesmo.

    ResponderExcluir