RESENHA: Quadribol Através dos Séculos - Kennilworthy Whisp (J. K. Rowling)


Título Original: QUIDDITCH Through the Ages
Autor:  Kennilworthy Whisp (J. K. Rowling)
Editora: Rocco
Ano: 2001
Páginas: 64
ISBN: 8532513220
Tradução: Lia Wyler

Sinopse: Se você algum dia quis saber como surgiu o pomo de ouro ou por que o time dos 'Vagamundos de Wigtown' (Wigtown Wanderers) tem a estampa de um cutelo de açougueiro no uniforme, você precisa ler 'Quadribol através dos séculos' (Quidditch throught the ages). Esta edição limitada é uma cópia do exemplar guardado na Biblioteca Escolar de Hogwarts e consultado por jovens fãs do quadribol quase diariamente.
A renda obtida na venda deste livro reverterá para o Comic Relief, que destinará o dinheiro ao seu trabalho de salvar vidas - um trabalho mais importante e mais surpreendente do que a segunda captura do pomo de ouro, em três segundos e meio, por 'Rodrigo Plumpton' (Roderick Plumpton), em 1921.
Alvo Dumbledore


Introdução
É um livro didático da escola de Hogwarts que tem por objetivo recapitular a história do mais famoso jogo bruxo do mundo - O Quadribol - e também suas regras. Perfeito para os amantes do esporte e também para os trouxas, que interpretarão este livro como uma fantasia.

Capa
É bem simples e bonita, com o selo de Hogwarts. O sucesso da autora e dos livros já é um atrativo por si só, mas poderia ser bem melhor trabalhada como os próprios livros da série Harry Potter.

Estrutura
É muito leve. Narrado em primeira pessoa pelo autor, tem excelentes descrições e é muito didático. Entretanto, algumas repetições no enredo, além de relações com capítulos já passados tornam a leitura cansativa em dados momentos.

Análise
A história do quadribol é fantástica, começando desde o surgimento das vassouras até o aperfeiçoamento deste jogo do brejo, como a Goles, os balaços e o surgimento do pomo de ouro. Algumas regras e jogadas são interessantíssimas de serem conhecidas, pois são executadas diversas vezes por Harry Potter e outros jogadores do esporte na série de mesmo nome.
O final foi um tanto insuficiente pela linha narrativa que estava sendo empregada no livro, soando como algo que foi terminado às pressas.

Nota da Leitora: gostei tanto quanto de Harry Potter. Achei, inclusive, que o livro é muito válido pela explicação que dá sobre diversas jogadas e faltas do jogo, além do aparecimento do pomo (que tem tudo a ver com Harry). Uma leitura muito agradável e deliciosa, exceto pelas partes repetitivas que em si não retiram todas as qualidades desta obra.

Avaliação:
- Nota de Capa: 8
- Nota de Enredo: 10
- Nota de Coerência e Coesão: 9
- Nota de Gramática: 10
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 8
- Nota do Final: 7
- Nota da Tradução: 10

Nota: 8,8


Recomendações
A todos os fãs de Harry Potter, aos que apreciem a série e gostariam mais de saber sobre este esporte peculiar.

A Autora
A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Ela se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.
Desde cedo a autora cultivava o gosto da leitura, e vários escritores despertaram na menina o desejo de ser uma escritora. Durante a infância ela nutria um amor incondicional por seus avós paternos, seus prediletos. Sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling faleceu quando a garota tinha apenas 9 anos. Em sua homenagem, Joanne adota seu nome, representado pela letra ‘K’, para completar seu nome artístico – J.K. Rowling.
Leia mais!

Share this:

COMENTÁRIOS

7 comentários:

  1. Ah, acho muito legal quando a J. K. Rowling coloca seus personagens como pessoas reais - como foi feito com Dumbledore! Parece que é tudo real mesmo, e este é o tipo de coisa que me faz esperar minha carta de admissão até hoje!

    Eu não gosto muito de esportes, inclusive de Quadribol. Mas como é relacionado ao mundo potteriano, ele tem uma chance de ser lido por mim! :D

    Beijos,
    Booker Queen!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Mi!

    É realmente muito legal do jeito que a J.K. faz. Ela "humaniza" (acho que o verbo seria "trouxerizar", rs) os personagens, de uma forma como eu jamais vi igual. O Dumbledore parece mesmo tão real que eu ainda creio que um dia vá encontrá-lo em alguma doceria, rs. É notável a sua curiosidade pelos "trouxas"!
    Mesmo que você não gosta de esportes? Apesar de ser um livro muito específico de esporte - e de quadribol - eu lhe recomendaria mesmo ler. É bom para entender algumas jogadas que são citadas na saga de Harry. Há outros livros do tipo, como Contos de Beedle, o Bardo, e um sobre animais que, infortunadamente, esqueci-lhe o nome, rs.

    Obrigada pela visita e comentário! Volte sempre que desejar! :D

    ResponderExcluir
  3. Acho que o de animais se chama "Animais fantásticos e onde habitam". Comecei a ler também, mas não cheguei a concluir.
    Eu tenho o do Beedle, o Bardo, e achei bem legal. Poderiam haver mais contos do gênero!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Mi!

    Ah, eu sei que eu tenho, mas deve tá perdido em algum canto, rs. Ganhei de uma prima "distante" e só peguei pra ver agora.
    Nossa, o do Beedle é demais! E é praticamente toda a base do último filme! MUITO BOM!!

    Obrigada pela visita e comentário! E volte sempre que desejar, claro!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Eu gostei muito deste livro, mesmo ele sendo bem fininho... eu gostara que fosse um livro maior falando mais sobre o assunto, mas....

    lireliegostei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Era viciada em Harry Potter até sonhava rsrs
    Mas agora só falta o último livro e estou numa preguiça de ler ele com tantas outras coisas pra ler. O que faço? Acho que a solução seria comprar tudo e ler quando eu puder. hehe
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha!
    Eu já li todos da série e "Os contos de Beedle, O Bardo". Mas, falta este e Animais Fantásticos...
    Ainda não os li porque são caros, e tem poucas páginas. Dá pena de gastar mais que R$ 15! '-'

    Beijos!
    http://lereconhecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir