RESENHA: Estigmas da Luz - Liana Cupini (Booktour Selo Brasileiro)


ESTIGMAS DA LUZ
Autora: Liana Cupini
Editora: Above Publicações
Ano: 2010
ISBN: 978-85-63080-29-5

Sinopse: “E sucedeu que, quando os filhos dos homens se multiplicaram, naqueles dias nasceram a eles filhas formosas e belas. E os Anjos, os filhos dos Céus, as viram e cobiçaram. E disseram uns aos outros: ‘Venham, escolhamos para nós esposas, dentre as filhas dos homens, e geremos filhos para nós’."
Livro de Enoque

Aurora é uma garota que apenas deseja ter uma vida normal, depois de ter passado os últimos dois anos internada em uma clínica para o tratamento de uma doença enigmática.
Ela acorda de um sonho estranho, e se vê em um lugar diferente, uma ilha misteriosa cercada de desconhecidos. Seu irmão gêmeo, Tomas, que sempre se sentiu um prisioneiro na horrível clinica, vê naquela fuga a salvação, mas a reação da irmã ao descobrir seu plano é a pior possível e isso pode colocar tudo em perigo.
Eles conhecerão Sarah, a chefe do Sentinela, que é apenas uma menina. E Gale, dono dos olhos verdes que guiaram a Aurora em seu sonho, e que logo conquista a amizade e confiança da garota. Mas nada naquela comunidade parece ser normal.
Tomas terá que provar para a Irmã que o impossível pode acontecer bem diante dos olhos dela, mesmo que ela ainda não consiga roubar as cores como ele. E o que para uns é um dom, para outros é maldição.
Segredos, mentiras e pecados por anos escondidos do mundo terão de ser revelados, agora que a luz foi despertada.
“Descubra os Segredos Celestiais, descubra um novo mundo”

Introdução
Conta a história de dois irmãos (em especial, Aurora) que têm suas vidas modificadas radicalmente ao descobrirem a realidade de suas condições.

Capa
O que não se ignora é, talvez, a incoerência da capa com o enredo (a não ser que seja uma questão de propósitos) já que Aurora é descendente de índios e o livro se passa primordialmente em volta dela, não tendo razão lógica para os olhos azuis. Já o olhar voltado para o céu se encaixa perfeitamente ao enredo.

Estrutura
O livro é construído em 3ª pessoa, tornando a leitura observadora e onisciente. Com uma temática inovadora (não pelo fato dos anjos, mas de seus descendentes, das histórias da Terra e todas as suas implicações mais sérias), Estigmas da Luz traz ambientes bem descritos, além de debates que ultrapassam o plano da realidade ficcional. Os personagens são complexos em sua singularidade.

Análise
Os personagens, como supracitado, são complexos. Aurora, a princípio, é enfadonha por seus medos e receios (justificáveis). O que mais chama a atenção é a diferença primordial de Estigmas da Luz para os tantos livros de temas semelhantes. O anti-herói e o próprio herói não são bem definidos. Eles transitam de acordo com a perspectiva da moça, e os objetivos de cada um. Até que ponto o abuso de um é melhor do que o do outro?
Além disto, os poderes sobrenaturais não interferem muito nos acontecimentos (exceto serem o estopim para que a reação se inicie), o que torna a leitura muito mais real e possibilita que seja utilizada para repensar os conceitos de meio ambiente e liberdade humana.
Outro ponto forte é o final completamente inesperado que finaliza o livro com muita força para as partes que sobrevirão.

Nota da Leitora: Confesso que não gosto de leituras sobrenaturais, portanto Estigmas da Luz, em um primeiro momento, foi um livro para superar meus preconceitos. Além de tê-lo feito, se revelou melhor do que eu supunha ser. As idéias da autora, aliadas ao que considero uma crítica pessoal (e que muito me agradou) ao rumo enfadonho e sempre clichê dos livros semelhantes, permite ao livro o digno título de Best-seller no lugar de tantos outros famosos.

Avaliação:
- Nota de Capa: 9
- Nota de Enredo: 10
- Nota de Coerência e Coesão: 9
- Nota de Gramática: 10
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 9
- Nota do Final: 10

Nota: 9,5


Recomendações:
Para aqueles que não simpatizam com a literatura sobrenatural, tanto quanto para os que o fazem e desejem mudar seus pontos de vista, ampliar seus horizontes quanto à qualidade e originalidade de outros livros com temática parecida.

Conheça a autora e o livro em http://livrosluzeescuridao.blogspot.com.



Share this:

COMENTÁRIOS

5 comentários:

  1. Adorei sua resenha!! Obrigada!!
    Bjao

    ResponderExcluir
  2. achei que a capa ficou bem mais bonita! Adorei a resenha!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Interessante! A capa é linda.
    Já está nas livrarias?
    bjs, Gabi.

    ResponderExcluir
  4. Interessante! A capa é linda.
    Já está nas livrarias?
    bjs, Gabi.

    ResponderExcluir
  5. Já ouvi falar desse livro mas não emprestado muita atenção nele.
    Sua resenha me fez querer lê-lo.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir