Balde de Pipoca: Thor - Kenneth Branagh



Título original: Thor
Lançamento: 2011
País: EUA
Direção: Kenneth Branagh
Atores: Chris Hemsworth, Natalie Portman, Stellan Skarsgard, Anthony Hopkins.
Duração: 114 min
Gênero: Aventura

Sinopse: Thor (Chris Hemsworth) estava prestes a receber o comando de Asgard das mãos de seu pai Odin (Anthony Hopkins) quando forças inimigas quebraram um acordo de paz. Disposto a se vingar do ocorrido, o jovem guerreiro desobedece as ordens do rei e quase dá início a uma nova guerra entre os reinos. Enfurecido com a atitude do filho e herdeiro, Odin retira seus poderes e o expulsa para a Terra. Lá, Thor acaba conhecendo a cientista Jane Foster (Natalie Portman) e precisa recuperar seu martelo, enquanto seu irmão Loki (Tom Hiddleston) elabora um plano para assumir o poder. Mas os guerreiros do Deus do Trovão fazem a mesma viagem para buscar o amigo e impedir que isso aconteça. Só que eles não vieram sozinhos e o inimigo está presente para uma batalha que está apenas começando.

Introdução
O filme narra o crescimento emocional e psíquico de Thor, que passa de um guerreiro sanguinolento a, enfim, um monarca digno de Asgard.

Estrutura
Embora um tanto enlatado, Thor não peca nos efeitos especiais (que não são muitos). Com cenários belíssimos e respeitando mitologia e HQ, Thor se apresenta como um oponente a altura de seu concorrente em bilheteria (no país), Velosos e Furiosos.

Análise
Thor é temerário, infantil, sedento de poder. Loki é racional, dissimulado e um tanto frio (sem trocadilhos). Os personagens, mesmo que superficiais, são decisivos para a sequência lógica da história. Outro ponto interessante (se alguém não gostar do que consideram Spoilers, pare por aqui) é a entrega do filho de Deus pelos homens que ama (muito parecida com a ideologia cristã. De fato, as religiões têm muito em comum, e a mitologia se assemelha muito a elas). E, é claro, não poderia faltar o que considero quase personagem principal: Mjölnir, o martelo de Thor. Seu nome, assim como em O Senhor dos Anéis, (embora a mitologia seja bem mais antiga) foi preservado a fim de assegurar a "veracidade" das lendas narradas. Isto também ocorre com Asgard, a cidade, Bifrost, a ponte do arco-íris, e assim por diante.
Uma consideração final é a exploração verdadeira da dualidade ciência x mito, em que se demonstra ser muito tênue a linha que separa a fantasia da lógica da inteligência.

Nota da Espectadora: fui desprovida de sensações, interessada somente na história mitológica e nas HQs da Marvel que tanto amo. Foi uma surpresa bem agradável, embora temerária, enlatada e previsível.

Avaliação:
- Nota de Pôster: 9
- Nota de Enredo: 10
- Nota de Coerência e Coesão: 8
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 10
- Nota do Final: 8.

Nota: 9

Recomendações
Para amantes de filmes com efeitos especiais, HQs da Marvel, mitologia (embora seja um tanto superficial a parte que se relaciona com esta) e filmes em geral.

Share this:

COMENTÁRIOS

9 comentários:

  1. Eu concordo plenamente com as notas que você deu ao filme Thor.
    Só faltou comentar que fica óbvio que este filme fará uma trilogia.

    Viu Ana, quase que eu não acho o espaço para fazer o comentário, porque você colocou em cima do texto!

    Parabéns!

    bolachachocha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ainda tá na lista pra ver!! Gostei muito do poster!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana!
    Confesso que esse filme não me atrai muito, nem sei o porque.Eu já vi um filme, antigo de Thor e talvez por não ter gostado, estou com este pré-conceito.E como tem A garota da capa vermelha, Padre e no fds Piratas do Caribe 4...então Thor acho que vai ficar pra ver no DVD.

    Vi muitas pessoas elogiando o filme.Também gosto dos filmes da Marvel, mas esse...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ei Ana!
    Eu tb adoro filmes de HQ da Marvel.
    Vi o trailer e fiquei doida para ver... Agora é arrumar tempo ¬¬
    Bjins

    ResponderExcluir
  5. Eu queria muito assistir, mas como vão lançar Piratas do Caribe nesta semana, acho que vou passar ele na frente!
    Acho legal a mitologia do universo Marvel, mas sou meio relaxada com as histórias. Até hoje não vi o Homem de Ferro 1 e 2 inteiros, e pretendo fazer uma maratona de filmes antes de sair pro cinema.
    Eu tenho um tio bem 'nerd', que me coloca a par das histórias da Marvel. Acho que ele é o maior responsável por este meu interesse! :)

    Beijos,
    Miriam.

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana!

    Quanto tempo ...

    Tenho prêmio pra vc no blog.

    http://milsuspiroos.blogspot.com/2011/05/premio-internacional-que-chique.html

    Bjosss
    Renata Cristina

    ResponderExcluir
  7. He florzinha linda.
    Então , pus seu link na minha aba de parcerias ok? Espero que faça o msm.
    Beijinhos sabor maracujá.
    Mar

    ResponderExcluir
  8. Adorei a ideia do blog tuor..
    parabens por essa divulgação..
    meus parabéns..

    abraços..

    ResponderExcluir
  9. Olá Ana!
    Adoro a Marvel! Então, assistir aos filmes de HQs da Marvel é quase uma obrigação pra mim, embora eu esteja meio atrasada, pois ainda não vi esse.

    Confesso que mesmo se o filme fosse ruim eu veria só pelo Chris Hemsworth cof cof cof .. :)

    Bjosss

    ResponderExcluir