RESENHA: Convite Para Um Homicídio - Agatha Christie





CONVITE PARA UM HOMICÍDIO
Título Original: A Murder is Announced
Autora: Agatha Christie
Número de Páginas: 269
Ano: 1950
ISBN: 8501155020
Página do Livro no Skoob

Conteúdo (Sinopse): Certa manhã, no jornal local Gazette, um estranho anúncio pode ser lido: "Convida-se para um homicídio, a ter lugar sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18h30m. Espera-se a presença de todos os amigos da família; não haverá outra convocação." Nenhum dos moradores da casa entende o que está acontecendo e muitos amigos da família resolvem aparecer na hora marcada, imaginando que lá haverá uma festa temática ou algo desse tipo. Exatamente no horário marcado no anúncio, todas as luzes de Little Paddocks se apagam e um homicídio por pouco não acontece. O mistério é investigado pela polícia, com a ajuda da simpática Miss Marple, que desconfia de tudo e de todos. A situação piora quando é descoberta a existência de muitas pessoas ligadas à dona da casa, Letty Blacklog, e que poderiam desejar a morte da mesma.

Introdução
O livro retrata a tentativa de assassinato de Miss "Blackie" em Little Paddocks, Chipping Cleghorn, previamente anunciado no Jornal "Gazette", sem motivo aparente.

Estrutura
De certa forma, é muito parecido com a literatura de Doyle - o que os diferencia é o trato pessoal, afetivo que Agatha dá aos personagens, oposto completo a Holmes (com seus métodos quase cirúrgicos). Não há dúvidas de porque Agatha é considerada a Rainha do Crime: a história foi milimetricamente escrita, e não há ponto sem nó.

Análise
Superou as expectativas.
O que chamou a atenção é a sagacidade de Miss Maple, com seus métodos aparentemente fora de qualquer suspeita. Interessante a dupla formada pela doce velhinha e o Inspetor - um completando o outro, como um yin yang do romance policial.
A Sra. Easterwood se destacou entre os demais pelo simples fato de ser a mais indicada a ser Sonia. Está correto? Só lendo para saber.

Nota da Leitora: Mesmo não tendo lido muitos livros de Agatha, gosto do jeito suave com que Agatha escreve, além da capa ter me chamado a atenção.

Recomendações
Muitas! O livro flui facilmente, bem tranquilo, como em Chipping Cleghorn. E o final é extremamente surpreendente! Para quem gosta de romance policial até os mais aficcionados por Agatha.

A Autora
Dame Agatha May Clarissa Mallowan (Torquay, 15 de Setembro de 1890 — Wallingford, 12 de Janeiro de 1976), mundialmente conhecida como Agatha Christie, foi uma romancista policial britânica, autora de mais de oitenta livros. Seus livros são dos mais traduzidos de todo o planeta, superados apenas pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare, com mais de 400 milhões de cópias vendidas em diversas línguas.
Conhecida como Duquesa da Morte, Rainha do Crime, dentre outros títulos, criou os famosos personagens Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Parker Pyne, entre outros.



Share this:

COMENTÁRIOS

11 comentários:

  1. Eu tenho uma amiga que é fanática por Agatha Christie e já me deu sugestão de varios livros dela. Peguei alguns na biblioteca da faculdade, mas eles são da epoca do papiro, fede as paginas sabe?? Ai eu desisti! Mas ainda vou ler um livro dela! Ou todos!! ;)

    Beijokas:*

    Raphaela
    Equalize da Leitura
    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
  2. Olá, Raphaela!

    Eu sei como é isso. Quase desisti de ler Passageiro Para Frankfurt porque não SUPORTAVA o cheiro do livro. Mas há edições mais novas em sebos que são super baratas! Vale a pena ler. :D

    Obrigada pela visita e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. Gostei,
    ainda não tinha visto esse. Já li três livros da autora e gostei bastante. Dica anotada!

    Ni
    Faz Parte...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ni!

    Que bom que gostou! Os livros da Agatha são realmente excelentes.

    Obrigada pela visita! Volte sempre!

    ResponderExcluir
  5. sou fãzaça da agatha christie ...sempre que pegava um livro dela lia ateee devora-lo rs

    adorei o blog....

    seguindo....me vst tb

    http://essenciapurpura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Grainne!

    Isso é realmente o máximo! Obrigada pela comentário, viu? A sua presença é importante.

    Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir
  7. Esse foi o primeiro livro da Agatha que eu li, e faz sei lá uns 10 anos não lembro de todos os detalhes mas lembro que fiquei de boca aberta no final, desde lá eu já li vários livros dela, até hoje não teve nenhum que eu consegui prever o final.
    Muito boa sua resenha. Beijos
    Só queria fazer uma observação, depois que vc mudou o endereço do blog, suas atualizações não aparecem mais no meu painel, eu já deixei de seguir e segui de novo pra ver se resolvia, mas não deu certo.
    Garota Eclética

    ResponderExcluir
  8. Olá, Adriana!

    Esse também foi o primeiro que li, e me motivou (juntamente com as excelentes palavras sobre a escritora) a ler mais Agatha.
    Então, isso realmente aconteceu e eu ainda não consegui desfazer este problema :/. O feed funciona perfeitamente, mas o de seguidores ainda não. Estou trabalhando nisso!

    Obrigada pela visita! Volte sempre que desejar.

    ResponderExcluir
  9. Eu amoooooooooo Agatha... Porem este ainda não li... Mas com certeza ele se encontre na lista de futuros!!!

    Bjusss

    ResponderExcluir
  10. OLÁ ,ESSE LIVRO É EXTREMAMENTE INTERESSANTE,QUANTO MAIS LEMOS MAIS TEMOS VONTADE DE LER E SABER TODA A HISTORIA!!!MUITO BOM!!!

    ResponderExcluir
  11. Só li um livro da Agatha e não gostei muito.
    Bjos, Carol

    ResponderExcluir