RESENHA: Harry Potter e a Câmara Secreta - J.K. Rowling


Harry Potter e a Câmara Secreta
Título Original: Harry Potter and the Chamber of Secrets
Autor: J.K. Rowling
Editora: Rocco
Número de Páginas: 288
Ano: 2000
ISBN: 9788532523068
Página no Skoob

Sinopse: Depois de férias aborrecidas na casa dos tios trouxas, está na hora de Harry Potter voltar a estudar. Coisas acontecem, no entanto, para dificultar o regresso de Harry. Persistente e astuto, nosso herói não se deixa intimidar pelos obstáculos e, com a ajuda dos fiéis amigos Weasley, começa o ano letivo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. As novidades não são poucas. Novos colegas, novos professores, muitas e boas descobertas e...um grande e perigosos desafio. Alguém ou alguma coisa ameaça a segurança e a tranqüilidade dos membros de Hogwarts. Como eliminar definitivamente esse mal e restaurar a paz na escola?


Introdução
O livro retrata o segundo ano de Harry em Hogwarts com seus amigos, em que terá de viver e reencontrar seus "fantasmas" e descobrir mais sobre si mesmo.


Estrutura
A escrita de Rowling está mais aprimorada, sem perder a leveza que lhe caracteriza a literatura. Instiga o leitor, mas de um modo um tanto "informal". Conhecerá o futuro de Harry, e por isto pode-se não atentar às pequenas "satrápias"(unidades de governo dispostas pelo antigo Império Persa. Neste caso, os pequenos fatos que regem a história e que passam despercebidos) dispostas.


Capa
É muito criativa a arte de capa, já que combina vários elementos importantes do livro. Se for analisada com critério, é possível até suspeitar e descobrir diversos momentos cruciais.

Análise
Este livro me surpreendeu, pois realmente não esperava tanto do mesmo, o que, naturalmente, me fez apreciar ainda mais a série. É uma linguagem tranquila e, uma característica que aprecio muito em J.K. Rowling, recorda os fatos mais importantes do livro anterior, de modo que o leitor fique à par da situação do bruxinho.

Por que escolhi este livro?
Gostei da sinopse, além de a temática e os personagens serem bem ambientados.


Personagem Favorito
Neste, Gina. É tão meiga sua paixão por Harry, embora não inofensiva como se pensa.


Avaliação:
- Nota de Capa: 10
- Nota de Enredo: 9,5
- Nota de Coerência e Coesão: 9,5
- Nota de Gramática: 10
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 10
- Nota da tradução: 10

Média: 9,8

Nota do Livro


Recomendações
Para as fãs, não há nem o que dizer; o foco seria mais quem se interessa por literaturas fantásticas, especialmente as que misturam artefatos modernos e antigos, além da leitura que flui com naturalidade.

A Autora

A escritora britânica Joanne Kathleen Rowling nasceu na cidade de Yate, nas proximidades de Bristol, na Inglaterra, em 31 de julho de 1965. Ela se tornaria célebre pela criação do bruxinho Harry Potter, que lhe renderia sete volumes de uma série premiada e aceita quase unanimemente pela crítica e pelo público.
Desde cedo a autora cultivava o gosto da leitura, e vários escritores despertaram na menina o desejo de ser uma escritora. Durante a infância ela nutria um amor incondicional por seus avós paternos, seus prediletos. Sua avó, Kathleen Ada Bulgen Rowling faleceu quando a garota tinha apenas 9 anos. Em sua homenagem, Joanne adota seu nome, representado pela letra ‘K’, para completar seu nome artístico – J.K. Rowling.
Leia mais!

Share this:

COMENTÁRIOS

6 comentários:

  1. Eu amo HP!
    Li todos e acho que a cada livro a autora se supera. Tenho mto carinho pela Câmara Secreta e concordo com sua opinião sobre a arte da capa.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Harry Potter é vlássico para mim, não tem nem como discutir! Mas eu nunca gostei da Gina...

    O meu preferido é O Prisioneiro de Azkaban, pórque tem o Sirius, meu preferido ever!

    beijos!
    Julia, Três Lápis

    ResponderExcluir
  3. Só vc Ana, adora mudar o blog, não é? Haha. Ficou maravilhoso.

    Eu achei esse livro razoável...

    Beijinhos, Babi

    www.a-viajante-dos-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Curti o blog. Seguindo você, espero que siga de volta!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Amo HP, acho que a maioria que começou a ler antes da era vampiresca começou a ler por HP *---* Não sei porque mais eu não gosto da Gina, sei lá, eu tenho uma antipatia por ela.
    Beijos,K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  6. Sou viciada em HP. Só falta o último livro pra ler.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir