RESENHA: Eragon - Christopher Paolini



Título Original: Eragon
Autora: Christopher Paolini
Editora: Rocco
Número de Páginas: 466
Ano: 2003
ISBN: 8532518486
Página no Skoob

Sinopse: Um menino… um dragão… um mundo de descobertas.

Quando Eragon encontra na floresta uma pedra azul polida, acredita que poderá ser uma descoberta de sorte para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar a carne que alimentará a família durante o inverno. Mas no momento em que um dragão nasce de dentro da pedra, ligando-se a ele com tal força que os dois passam a ser metades um do outro, Eragon percebe que está diante de um legado quase tão antigo quanto o próprio Império. Da noite para o dia, de uma pacata vida em um pequeno vilarejo, ele é lançado para um arriscado novo mundo movido pelas tramas do destino, da magia e do poder. Empunhando uma espada lendária e seguindo as sábias palavras de um velho contador de historias, Eragon e sua outra metade, a leal dragão fêmea Saphira, terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos sombrios em um Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras. Aos jovens Eragon e Saphira foi dada a responsabilidade de alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros de Dragões. Será que conseguirão vencer os obstáculos que o destino lhes reservou? Agora as suas escolhas poderão salvar – ou destruir – o mundo em que vivem. Uma história incrível, cheia de mistérios e emoção.

Introdução
O livro conta a história de um jovem que encontra um ovo de dragão, sendo levado por uma torrente de acontecimentos que pode moldá-lo para sempre.

Estrutura
O livro foi bem escrito, reconheço, apesar de discordar em alguns pontos cruciais. Por exemplo, a ordem dos acontecimentos e a caracterização das personagens. Se não quisesse tanto lê-lo, teria abandonado logo nos primeiros capítulos. O livro, nesta parte, chega a ser odioso (justamente pela forma com que o autor optou por caracterizar Eragon e tudo a seu redor).

Capa
A capa é um capítulo à parte. A junção do dourado com o azul dá um sentimento místico e antigo para o livro, e a imagem de Saphira na capa é muito real.

Análise
Eragon é um livro que, para mim, dá muito pano para manga. Com certeza, várias pessoas já discutiram sem chegarem a opiniões comuns. O livro começa bem calmo, vai te interessando, te puxando para dentro. Saphira me encantou logo no começo, tão pequenina e "indefesa"! Porém, a partir dos acontecimentos, o livro foi me desgastando, assim como seus personagens Brom e Saphira (veja só!). Eragon tinha tudo para me deixar irritada, mas não aconteceu. Do menino eu gostava cada vez mais. O dragão com seus "motivos" todos e Brom com sua suposta sabedoria extensa me fizeram odiá-lo com todas as minhas forças. Como disse anteriormente, se não quisesse tanto ler, já teria abandonado Eragon. Depois, com o tempo, até comecei a suportar o ancião e a arrogante Saphira, principalmente por causa de seus diálogos muito bons com o rapaz. Até este ponto, minha nota seria 3 estrelas. Porém, a partir deste ponto (como se fosse algo premeditado), o livro começou a me agradar mais e mais e mais, até que eu simplesmente o finalizei. O que posso dizer? Fico imensamente feliz por tê-lo acabado. Minha nota só diminuirá um pouco por causa do final, que me instigou muito pouco.

Por que escolhi este livro?
A capa me chamou a atenção (o que é raro para mim), além da história em si ser muito chamativa.

Personagem Favorito
Com certeza, Murtagh. Um homem misterioso que te leva a ponderar sobre seus mais profundos segredos. Um bálsamo completo!

Avaliação
- Nota de Capa: 10
- Nota de Enredo: 8
- Nota de Coerência e Coesão: 10
- Nota da tradução: 8
- Nota de Gramática: 10
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 7

Média: Aproximadamente 8,8

Nota do Livro:


Livros da Série "O Ciclo Da Herança"
2- Eldest
3- Brisingr
4- Eldunari

Recomendações
Para quem gosta de batalhas épicas, e seres como Elfos, Dragões e Anões convivendo em uma época muito anterior à nossa.

O Autor
Christopher Paolini nasceu no dia 17 de Novembro de 1983 no sul da Califórnia. Exceto por alguns anos em Achorage, no Alasca, ele passou a vida inteira no Paradise Valley, em Montana, onde ainda reside. Ele vive com os pais e a sua irmã mais nova, Angela, numa rústica quinta nos bancos de Yellowstone River. Eles têm dois animais de estimação: Otis, um gato preto e branco e Annie, uma cocker frisada. Christopher foi educado pelos seus pais. Ele frequentemente escrevia pequenas histórias e poemas, fazendo visitas à biblioteca e lendo muito.

Share this:

COMENTÁRIOS

17 comentários:

  1. não gostei muito da capa, mais parece ser bem legal a historia!

    ResponderExcluir
  2. Hum, eu odiei Eragon =/ Terminei de ler, mas foi arrastado, sem gostar nem um pouco. É uma das poucas séries que eu abandonei. Espero sua resenha dos próximos livros - você vai lê-los? rs- :}

    Bjoos'
    Lee Iauch - ϟ●•Giяl's•●ϟ

    ResponderExcluir
  3. Nossa, o autor é bem novo né? hhaha
    Eu assisti o filme apenas, mas dizem que não é bom como o livro (novidade haha). Adorei a resenha :)

    Carine
    okaycult.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tentei ler essa série um zilhão de vezes e não consegui. Eu comecei a me distanciar do sobrenatural... agora sou mais fatos e mistérios. Haha.

    Beijinhos, Babi

    ResponderExcluir
  5. Ana tem mil selinhos para vc lá no blog:
    http://tykkita.blogspot.com/2011/02/selinhos.html

    dá uma olhadinhaa!
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Nossa, não consegui gostar desse livro, acho que é pelo tema, ou sei lá pelo enredo talvez.

    Ótima resenha Ana!

    Dieison C.
    Aviador Read.

    ResponderExcluir
  7. Nunca li Eragon, mas na minha época que eu era fissurada por fantasia, quase comprei. Acho que hoje em dia nem leria ele, mas né, é um clássico! Beijaoo

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  8. Tem um selo de qualidade pra vc no meu blog. Eu ganhei e estou repassando pros blog q eu gosto!
    http://cadaquacomseupiqua.blogspot.com/2011/02/1-selo-do-piqua.html

    Bjao

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha! Sempre tive vontade de ler este livro e agora vc me deixou bem curiosa ein! hehe Eu quero
    Beijos
    Carol {SobreUmLivro}

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho tudo para gostar de Eragon: sou apaixonada por épicos, fã de histórias que se passam em um mundo imaginário, amante de Elfos, Anões e Dragões...
    Por incrível que pareça, nunca me interessei em ler a trilogia.
    Não sei, tem algo que me diz que não vou gostar, que a leitura será arrastada. E eu costumo confiar nessa minha 'voz' interior. HAHA

    ResponderExcluir
  11. Ouvi dizer que ele escreveu Eragon com 15 anos!
    E o livro é tão maravilhoso! :3


    http://carolespilotro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante desse livro. Foi péssimo que quando tentaram fazer uma versão cinematográfica dele acabaram querendo fazer um resumão do livro e o filme ficou horrível.
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Já está na minha lista.
    BJus, Maria.

    ResponderExcluir
  14. Já está na minha lista.
    BJus, Maria.

    ResponderExcluir
  15. Eu vi o filme desse livro, só depois fui descobrir que era a adaptação do livro. Eu tenho procurado esse livro por aqui, mas não encontro ç.ç

    Acho que minha única opção é comprar pela internet mesmo.

    A capa desse livro é tão *-*

    ResponderExcluir
  16. dericklurian@hotmail.com13 de dezembro de 2011 23:51

    cara,li a coleçao 2 vezes,achei de mais,gosto muito do Roran

    ResponderExcluir