Autor Parceiro: Adriano Siqueira + Entrevista


1- Poderia se apresentar aos leitores do blog?
Adriano Siqueira: Sou escritor e dono também do Site de vampiros "Adorável Noite" que tem 11 anos. Escrevo contos de vampiros e terror para o meu blog www.contosdevampiroseterror.blogspot.com. Sou fotógrafo, Diagramador, Produzo curtas de vampiros, HQs, Radionovelas e também produzi o fanzine Adorável Noite que tem contos de vampiros de novos escritores. Participei de 5 livros como autor convidado e neste ano vou lançar junto com a Editora Estronho o livro "Adorável Noite" (http://www.editora.estronho.com.br/index.php/adoravel-noite)


2- Quando você começou a pensar em escrever, e por quê?
Adriano Siqueira: Foi por volta de 1996 que comecei a escrever sobre vampiros. Era uma época que o assunto sobre vampiros estava dominando a mídia e por isso que acabei entrando nesta área de contista. E gostei muito, tive bastante apoio e hoje vendo que o mercado está bem repelto de ideias sobre vampiros, sinto que sempre terá mais o que falar sobre o tema.
Eu sempre gostei dos assusto sobre terror e vampiros e, como naquela época eu já colecionava muito material sobre o tema, fiquei com vontade de escrever e deu certo. Hoje o meu blog é o mais conhecido e o mais procurado para quem gosta de ler contos deste tipo.

3- Além de escritor, você tem alguma outra atividade profissional?
Adriano Siqueira: Sim, eu sou diagramador ou também pode falar editoração eletrônica. Produzo jornais e também sou fotógrafo. Mas eu gosto de fazer curtas e por isso você acaba encontrando muito sobre meus curtas na internet. As radionovelas também são bem interessantes e vale a pena conferir. Gosto de fazer ilustrações e wallpapers é sempre bom saber que a tecnologia nos proporciona a cada dia a produção de algo diferente.

4- Como foi o início da carreira? A família e os amigos apoiaram?
Adriano Siqueira: Quando o assunto é Vampiros e Terror pode esperar que vão falar muito pouco do assunto. Eu já foi expulso de algumas comunidades por acharem que eu estava falando sobre o mal e isso prejudicaria a energia das pessoas que estavam naquela comunidade. Eu já ouvi muito que isso que eu fazia era uma ficção sem sentido e não teria nunca como eu participar de algo sério e interessante. Viam como se fosse uma brincadeira. Só a minha força de vontade mesmo e o incentivo dos amigos para continuar a acreditar que o que eu estava fazendo era algo grande. Consegui fazer meu site de contos em 1999 e com o sucesso que obtive através da aprovação dos leitores em 2000 criei o site Adorável Noite destinado ao público que apreciava os vampiros. Fiz uma parte do site só dedicada para a heroina dos quadrinhos, a Vampirella, e isso fez com que o meu site fosse conhecido mundialmente. Através deste sucesso eu comecei a ir atrás dos escritores nacionais para fazer entrevistas e divulgar os livros procurei o Mundo Vampyr que era um site sobre vampiros que tinha muitas comunidades e pedi para fazer uma destinada só aos contistas de vampiros e assim nasceu o Tinta Rubra e com a ajuda do mundo vampyr a comunidade foi divulgada e muitos gostaram da ideia; os escritores e leitores começaram a se conhecer e hoje muitos leitores daquela época são escritores.
Fico muito contente em saber que hoje o assunto está mais aberto, as editoras acreditam na literatura fantástica nacional e não tem mais tanto preconceito sobre o assunto como era quando comecei.
Sobre a família, meu pai lia e colecionava os fanzines de vampiros que eu produzia e minha mãe já me viu na televisão falando sobre vampiros. Quando lancei o meu primeiro livro em parceria com alguns escritores, meus pais já tinham partido. Não deu tempo de mostrar o resultado mas sei que eles ficariam orgulhosos pois eles sabiam o quanto batalhei por isso.
Meu irmão faz o seriado Temas Fantásticos em parceria com o Adorável Noite. São desenhos animados sobre terror e que tem feito muito sucesso na internet.

5- Como você encara o cenário literário do Brasil atualmente?
Adriano Siqueira: A Literatura fantástica nacional tem público e leitores. estão aparecendo mais blogs sobre o tema nacional e as porcentagens em alguns blogs que falam de literatura estrangeira tem aumentado muito abrindo canais para os escritores nacionais. Existem hoje editoras específicas nesta área e as editoras tem aumentado a cada ano. Muitos escritores também estão fazendo a sua própria editora. O mercado tem apreciado a quantidade de livros que estão aparecendo. Muitas editoras também apostam no sucesso dos "Livros de Antologias", é o nome que se dá quando muitos autores participam de uma mesma obra. A Editora Devir também está apostando muito no mercado de literatura fantástica e está lançando muitos livros neste ano. É um mercado que continua crescendo anualmente e isso incentiva muitos escritores a escrever mais e criar mais. Grandes autores de sucesso como Eduardo Spohr, Raphael Draccon, Regina Drummond, Rosana Rios. Helena Gomes, Giulia Moon, Fernanda Mathias, André Vianco, Laura Elias e mais uma infinidade de escritores de qualidade estão cada vez mais em evidência mostrando que esta tendência veio para ficar. O sucesso dos eventos como o Fantasticon Tem reunido muita cultura para os que apreciam o tema e os que estão curiosos em conhecer mais. Tem muita gente que luta falando deles nos blogs. E eu sei bem o que é lutar. pois quando comecei não havia muito onde divulgar nossos trabalhos, mas hoje tem melhorado muito.

6- Os livros mais vendidos do Brasil são, sem dúvidas, estrangeiros. Isto parte de um preconceito contra a literatura nacional arraigado há gerações ou crê que haja falta de divulgação e valorização por parte das Editoras?
Adriano Siqueira: Isso pode ser colocado em todas as áreas, não só nas editoras mas também e marcas de roupas, em marcas de refrigerante etc. O Brasil é um país independente. porém são poucos que aproveitam está independência. A literatura de fora por vezes é encarada por ser melhor, mas eles fazem de tudo para serem os melhores porque eles INVESTEM NO PRODUTO que estão fazendo. Já aqui o lema principal no Brasil é... ESPERAR A OPORTUNIDADE e este lema é feito para quem segue por ter medo de falhar e medo de arriscar. Quando o pais começar a Criar a sua própria moda, Criar o seu próprio momento, por conseguinte terá poder neste mercado e acabará criando o seu próprio mercado. Mas isso ainda vai demorar muito pois existem poucos que tem coragem e força para isso.

7- Como foi a publicação dos livros que participou como autor convidado ?
Adriano Siqueira: Minha primeira participação em livros foi o Amor Vampiro - 2008 e depois participei no Draculea Vol 01 e Metamorfose em 2009 - Tratado Secreto de Magia e Draculea Vol 02 em 2010 . Todos estes livros foram muito importantes para a literatura fantástica. Reuniu muitos autores e ajudei a divulgar estes livros e também fotografei os eventos. Acho que meu trabalho foi muito bem visto pelos leitores e é claro que em 2011 vou participar de mais livros como pode ser visto neste link: http://www.editora.estronho.com.br/index.php/catalogo/autores/106-adriano-siqueira . Inclusive o meu próprio livro chamado "Adorável Noite" que saira pela Editora Estronho http://www.editora.estronho.com.br/index.php/adoravel-noite . E estou organizando um livro de antologia chamado: Os Infiltrados Espiões Fantásticos http://www.osinfiltrados2011.blogspot.com.

8- Como escritor, você deve ler muito. Quais são as maiores referências para você? Alguma escola literária o marcou nesta jornada?
Adriano Siqueira: Li muito autores de terror e de ação e aventuras. Gosto de suspense moderado e admiro quando o autor descreve os sentimentos de medo dos personagens. Os meus favoritos são Edgar Alan Poe, H.G. Wells, H.P. Lovecraft, Ina Fleming, Ira Levin e Arthur Conan Doyle. Participei de muitos eventos literários que me ajudaram muito a conhecer mais sobre a ficção fantastica nacional. São eventos gratuitos que sempre apoio e indico.

9- Dizem que os primeiros livros são um pouco autobiográficos. Isto se aplica a você? Os personagens foram baseado em pessoas do seu convívio?
Adriano Siqueira: Os contos que escrevo sempre tem um pouco de mim, do que faço, do que sinto, do que sou. Acredito muito que é através dos nossos mundos é que podemos mostrar nossas experiências e passá-las para o público leitor.

10- A sua jornada como escritor apenas começou, creio eu. Qual é o seu maior intento? Qual o maior sonho em sua vida de escritor que ainda não realizou?
Adriano Siqueira: Fazer o com que o livro "Adorável Noite" se transforme em volumes pois tenho muitos contos e histórias e sei que não vai caber todas por isso fazer volumes e interessante para poder sempre mostrar mais novidades. Como eu escrevo bem para o estilo séries de TV certamente um dia talvez alguma rede de TV faça uma série destinada ao terror e vampiros e assim eu poderia transformar alguns contos em série como já faço nas Radionovelas e curtas para internet.

11- A Arte de capa de seu livro foi sua idéia ou teve a sua colaboração? Aproveitando a pergunta, além do texto, quais foram as suas contribuições para a edição de seu livro?
Adriano Siqueira: O livro Adorável Noite teve a ajuda do meu irmão ilustrador desenhista para a capa: eu queria um vampiro aprisionado lutando para escapar. É como se estivesse na hora de mostrar o vampiro tradicional e a capa ficou incrível. Cheio de efeitos e com muita criatividade, e o importante é que lembrou bem os estilos de contos que escrevo. Tenho certeza que os leitores vão apreciar muito está obra.

12- Quanto tempo levou para escrever seu livro? Há pessoas que certamente revisaram. Qual o papel delas no projeto do livro, ou seja, quanto elas contribuíram efetivamente para a construção do livro até o momento da publicação?
Adriano Siqueira: É uma longa jornada. Tive que fazer pesquisa para ver o que posso usar e o que os leitores realmente gostariam que tivesse no livro. Por isso, está sendo produzido com muito cuidado e estamos todos fazendo um bom trabalho para deixar o livro bem interessante e cheio de curiosidades.

Agradeço muito a entrevista e se quiserem conhecer os meus trabalhos em sua totalidade consultem o link abaixo.
http://contosdevampiroseterror.blogspot.com/2010/04/sobre-adriano-siqueira-biografia.html

Abraços e tenham uma Adorável Noite,
Adriano Siqueira



Share this:

COMENTÁRIOS

1 comentários: