RESENHA: O Hobbit - J.R.R. Tolkien


O HOBBIT

Título Original: The Hobbit
Autor: J.R.R. Tolkien
Número de Páginas: 297
Ano: 1937
ISBN: 978-85-7827-112-1
Página No Skoob

Conteúdo (Sinopse): Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições, raramente aventurando-se para além de sua despensa ou sua adega. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

Introdução
O Hobbit relata a jornada de Bilbo, Gandalf e os anões em busca de um tesouro que pertencera a estes outrora.

Estrutura
Com uma linguagem de fácil entedimento, mapas, desenhos e uma descrição rica em detalhes (sem tornar a leitura cansativa), O Hobbit é um clássico para todas as idades. A leitura flui com naturalidade e até com rapidez, visto que é quase impossível parar de ler (todos os capítulos deixam um gancho curioso).

Análise
Há tempos eu queria ler algo de Tolkien, mas não tinha tido a oportunidade. Vi uma promoção e comprei cinco livros dele - incluindo O Hobbit. Não me arrependi! É uma leitura épica, muito gostosa, com partes divertidas e até apreensivas em dado momento. Às vezes, Bilbo parece apenas um reclamão, tolo e ingênuo; em outros, um legítimo Bolseiro, ladrão. Esta dualidade de personalidades, além dos mistérios que envolvem Gandalf, e os reclamões dos anões conseguem trazer um toque de humor refinado ao livro. Os elfos, que podem parecer com as fadas por serem tão alegres no início, demonstram que são um povo guerreiro, e apesar de serem alegres e dignos, não são nada bonzinhos; e o que dizer do Dragão? Não é tratado como um animal de mero meio de transporte - é uma criatura como os Hobbits, os anões, os magos, ávido por tesouros como os outros. Este ponto é o mais importante para mim, pois difere a literatura de Tolkien de qualquer outra!

Recomendações
Para os que gostam de leituras épicas, de fácil entendimento e fluidez. E para os que têm curiosidade de ler o autor que inspirou gerações.

O Autor
J.R.R. Tolkien nasceu em 3 de janeiro de 1892. Teve uma longa e ilustre carreira acadêmica, porém se tornou mais conhecido por suas extraordinárias obras de ficção, O Hobbit, o Senhor dos Anéis e O Silmarillion. Em 1972, Tolkien foi agraciado com os titulos de Comendador do Império Britânico e de Doutor honoris causa em letras pela Oxford University. Seus livros foram traduzidos para mais de 30 idiomas e venderam mais de 50 milhões de exemplares no mundo todo. Tolkien faleceu em 2 de setembro de 1973, aos 81 anos.



Esta resenha faz parte de:




Share this:

COMENTÁRIOS

6 comentários:

  1. Oii Ana, eu nunca tinha ouvido falar desse livro -kk que legal você ter feito a resenha, eu adorei.
    aah citei você no selinho, passa lá no blog;
    beijinhos
    Madú
    Segredos do Coração

    ResponderExcluir
  2. Tolkien é tudo né? Esse foi o primeiro livro que eu li dele (ano passado) e amei. Eu já gostava muito de o senhor dos aneis, apesar de não ter lido os livros. O Hobbit é o início de tudo, e com os filmes de SdA fica mais fácil imaginar os lugares e os personagens. Também comprei todos os livros em promoção no submarino, além de Silmarillion. Adorei o seu blog, vou começar a voltar sempre :) bjs!
    Carine
    @okaycult
    http://okaycult.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. AMO Tolkien. Primeiro (s) livro que li foi a trilogia Senhor dos Anéis. Divinamente maravilhoso! asuhausuahsaush

    Estou com "O Hobbit" aqui, mas ainda não consegui lê-lo. Estou louca para comprar todos os livros dele.
    Já li Silmarillion também, adorei!
    Enfim, tenho gostado de todos os livros dele! ahsuhausha

    Amei sua resenha, você escreve muito bem!!
    Abraços

    Liz - Rata de Biblioteca ♣
    http://lizzyjenks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Acho que suas resenhas tem a essência de uma crítica profissional de literatura contemporânea, vou indicar leituras a seu blog...

    http://clubedasmusaslivre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acredita que nunca li Tolkien?! Ainda quero ler a saga Senhor dos Anéis.
    Não tenho tanta vontade assim de ler O Hobbit.
    Boa resenha!
    Bjos, Carol.
    http://cantinhocarolina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Tenho vontade de ler a saga Senhor dos Anéis. Já leu?
    Bjos, Maria.

    ResponderExcluir