RESENHA: Livro "Ponto de Impacto" - Dan Brown

Título Original: Deception Point
Autor: Dan Brown
Ano: 2001
Número de Páginas: 448
ISBN:  8599296019
Veja o Livro no Skoob


Conteúdo (Sinopse): Quando um novo satélite da NASA encontra um estranho objeto escondido nas profundezas do Ártico, a agência espacial aproveita o impacto da sua descoberta para contornar uma grave crise financeira e de credibilidade.
Com o objetivo de verificar a autenticidade da descoberta, a Casa Branca envia a analista de inteligência Rachel Sexton para a desolada geleira Mune. Acompanhada por uma equipe de
especialistas, incluindo o carismático pesquisador Michael Tolland, a revelação acarreta sérias implicações para a política espacial norte-americana Rachel se depara com indícios de uma
fraude científica que ameaça abalar o planeta.
Antes que Rachel possa falar com o presidente dos Estados Unidos sobre suas suspeitas, ela e Michael são perseguidos por assassinos profissionais controlados por uma pessoa que é capaz de tudo para encobrir a verdade. Em uma fuga desesperada para salvar suas vidas, a única chance de sobrevivência para Rachel e Michael é desvendar a identidade de quem se esconde por trás de uma conspiração sem precedentes.
Com fascinantes informações sobre a NASA, a comunidade de inteligência e os bastidores da política americana, sem falar na polêmica discussão sobre a possibilidade de vida extraterrestre, Ponto de Impacto revela o amadurecimento de Dan Brown como escritor reunindo todas as qualidades que o transformariam em um fenômeno mundial com o livro seguinte, O Código Da Vinci.

Introdução: A história conta a saga de Rachel Sexton, filha de um dos candidatos à presidência, para impedir que a NASA vá adiante com a fraude do meteorito na geleira Mune.

Estrutura: A história é muito bem escrita: consegue como ninguém prender a atenção do leitor e surpreendê-lo em sua sucessão de fatos, além de conter relatos interessantes sobre a Agência Espacial Americana e o orgulho que o povo americano tem dela. A sucessão dos acontecimentos é milimetricamente calculada, e consegue o efeito desejado: em nenhum outro livro de Dan Brown se terá uma surpresa tão grande como em Ponto de Impacto. Um excelente livro e quiçá o melhor que o autor já lançou.

Análise: O que me chamou a atenção foi a fantástica troca dos mocinhos e dos bandidos - tudo uma questão de perspectiva de que Dan Brown usa e abusa em seus livros. Outro ponto interessantíssimo é a química entre Rachel e Michael, totalmente diferente da que ocorre entre os outros casais de outros livros: apesar de estarem sob a pressão dos acontecimentos como em todos, talvez a perspectiva feminina e o medo de Rachel sejam tão fortes. Em nenhum momento os dois se separam. O final também é espetacular, pena não poder incluí-lo aqui.
Resenhar este livro é um prazer. Lê-lo também foi incrivelmente bom - nunca me surpreendi tanto com um livro de Dan Brown, meu autor internacional predileto. Com certeza é meu livro favorito do autor, mesmo que goste muito de Robert ("Anjos e Demônios", "O Código da Vinci" e "O Símbolo Perdido"). Eu me identifico muito com Rachel - ela é decidida, independente, inteligente e não se importa com a posição de sua família. Ela vive a vida dela.

Recomendações: Para quem gosta de um bom romance policial com um toque de paixão cálida e entorpecedora. Nunca mais será o mesmo depois de ler Ponto de Impacto - eu, pelo menos, nunca mais fui. E eu que tinha pensado que somente Anjos e Demônios me deixaria assim...


O Autor

Dan Brown é um escritor norte-americano casado com a pintora e historiadora de arte Blythe, que colabora para as pesquisas de seus livros. Ele mora em New England, nos Estados Unidos. No início de 2004, todos os seus quatro livros - O Código Da Vinci, Anjos e Demônios, Fortaleza Digital e Deception Point - estiveram ao mesmo tempo na lista de mais vendidos do The New York Times



Essa resenha faz parte do Desafio de Férias do blog Garota It. Clique AQUI para ser redirecionado ao site!

Share this:

COMENTÁRIOS

33 comentários:

  1. Oi Ana!
    Que 2011 seja perfeito, recheado de alegrias e coisas lindas. Que não faltem bons livros, chocolates e cafunés!! Que o blog, que é excepcional, continue a crescer com essa qualidade de sempre! Que sua vida em 2011 seja tudo que você sempre sonhou e um pouquinho mais.
    Quanto a 'Ponto de Impacto' só tenho a declarar que Dan Brown é um gênio que me surpreende a cada obra. E que Robert Langdon não me escute, mas Michael Toland é definitivamente meu mocinho favorito em toda a obra de Mr. Brown!
    Beijos enormes e Feliz Ano Novo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana!! o bog está cada vez melhor todas as vezes que venho aqui!! adorei a resenha eu já o código da vinci e gostei!! tbm assisti os filme e Ponto de impacto também é um dos que pretendo ler!! já reparou que quanto mais a gente ler mais a gente descobre livros novos e quer sempre mais nunca está satisfeita kkkk, pois é eu sou assim!! já tem tantos que eu quero ler!! asuhsuh bem sua resenha só me fez querer ler ele o mais rápido possível! antes do meio do ano quero ter lido ele!! beijocas!! ;**

    Liginha.

    Lígia et son monde.

    ResponderExcluir
  3. Eu... detesto so livro dele, eu particulamente, não gosto é da escrita... sei lá, é diferente, não me prendeu até o fim... é chato u.ú

    Mas eu queri aler A Cabana... todos falam... deve ser ótimo. *-*

    FELIZ 2011

    ResponderExcluir
  4. Hey, Ana!

    Também gosto do Dan Brown e gostei muito desse livro. No entanto, os meus preferidos são O Código Da Vinci e O Símbolo Perdido.
    Muito boa resenha.

    Beijão e feliz 2011 pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Querida! Feliz Ano novo, tudo de bom, sucesso sempre, claro! Que crescamos e possamos fazer parte desse mundo da blogosfera, sempre nos dando apoio e seguindo prestigiando uns aos outros. Espero que vc seja sempre feliz! Muita paz, saude! Tudo!

    Livy (nomundodoslivros)

    ResponderExcluir
  6. a série o diário da princesa é muito boa mesmo vale a pena ler

    ResponderExcluir
  7. Oii!!
    Eu gosto bastante dos livros de Dan Brown (adorei Código Da Vinci, Anjos e Demônios e Fortaleza Digital). Ainda não li Ponto de Impacto, mas meu namorado tem, acho que vou pegar emprestado :)
    Beijos e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, depois de uma resenha dessa serei louca se não adicionar esse livro em minha lista de leitura...
    Muito boa a resenha.
    Ontem mesmo conversando com um amigo ele ficou de me emprestar um livro do Dan, "Anjos e Demônios". Nunca li nada do autor, mas tenho muita vontade.
    já tenho esses dois em minha lista agora!
    quando o ler, digo o que achei
    Bjooo

    ResponderExcluir
  9. Queridaaaaa! Um super, mega, power ano novo pra vc! Q Deus te abençoe muito e q todos os seus sonhos se realize nesse ano q se inicia. Muitas bençãos!
    Ah, e realmente, desejo muito progresso para os nossos web-cantinhos hehehe.
    Bjoks

    Janne

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ana! Antes de tudo, muito obrigada por estar sempre presente e comentando nos meus posts. Tenho sempre notado!

    Do Dan Brown, Ponto de Impacto é meu preferido! ADOREI! E adoraria se fosse adaptado para o cinema! Apenas não li O Código Da Vinci, sabe? Não tenho mais vontade depois do filme... E abandonei Fortaleza Digital depois de umas 50 páginas. Realmente não me cativou como os outros.

    :*

    ResponderExcluir
  11. Oi Gabi!
    Muito Obrigada por comentar! Que seu 2011 seja muito mais recheado de livros, filmes, alegrias e realizações. Cafunés? Bom, que não sobrem para você! Quanto a mim... a coisa tá feia, a coisa tá preta... rs.
    Que o seu blog receba cada vez mais visitas, mais comentários, mais seguidores, parcerias e fãs (como eu). E com certeza 2011 é o ano da felicidade!
    Ah, que bom que compartilha minha opinião sobre Ponto de Impacto! *-*' Eu "amo" o Tolland na mesma intensidade que o Robert, mas acho que ele e a Rachel têm muito futuro juntos... Já o Rob é outro papo! rs.
    Super beijos, querida, e um 2011 muito incrível! *-*'

    ResponderExcluir
  12. Olá, Liginha!
    Obrigada pelo comentário e pelos elogios! Eu tento melhorar sempre, porque é difícil com tantos outros blogs talentosos por aí, e fico muito feliz por sua fidelidade.
    O Código da Vinci foi o primeiro livro de Dan Brown que eu li e me apaixonei de vez, "Anjos e Demônios" e "Ponto de Impacto" só consolidaram o meu amor. Eu não assisti aos filmes porque não quero estragar a imagem maravilhosa que eu tenho do Robert na minha cabeça. Ele é um galã equivalente ao Richard Gere, e não tem nada a ver com o Tom Hanks (que eu acho horroroso, rs).
    Nem me fale, mocinha! Já era uma viciada em livros antes de ter o blog. Agora estou lendo pelo menos 2/3 do dia! Tenho que cronometrar um ritmo logo, rs.
    Leia sim! Muitas pessoas preferem os outros livros, mas eu gostei muito de Ponto de Impacto.

    Beijos, felicíssimo 2011 e MUITO OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Sakode!
    Fico feliz que tenha vindo comentar aqui, principalmente por não gostar de Dan Brown. Agora, só porque não te prendeu, quer dizer que seja chato, não é? Eu não gosto dessa literatura moderninha e nem por isso digo que é chata, rs.
    A Cabana? Bom, quem sabe eu a leia um dia. Obrigada por comentar e feliz 2011.

    ResponderExcluir
  14. Olá, •*♥*• Sanzinha •*♥*•!
    Muito obrigada por comentar. Que bom que gosta de Dan Brown e "Ponto de Impacto". Também fiquei feliz por ter expressado sua opinião em relação aos livros dele. Eu escrevi a resenha de "Anjos e Demônios", foi a primeira do blog. Se quiser ler, vá até a aba livros no menu acima, e divirta-se!
    Abraços, feliz 2011 e obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Livy!
    Que todas nós tenhamos um 2011 cheio de paz, de amor, realizações e principalmente SAÚDE! Que nossos blogs continuem crescendo muito a cada dia.

    Abraços, feliz 2011 e muito obrigada por comentar!

    ResponderExcluir
  16. Olá, draama-queen!
    Obrigada por me indicar este livro. Assim que puder, lerei.

    Abraços, feliz 2011 e obrigada por comentar.

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sora!
    Que bom que gosta de Dan Brown tanto quanto eu. Aposto que se ler "Ponto de Impacto" vai gostar tanto quanto eu, mesmo que não se torne seu favorito.

    Abraços, obrigada por comentar e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Pri!
    Leia sim! Só não estou muito certa de quão boa ficou a minha resenha, rs.
    Anjos e Demônios também é muito bom, meu segundo favorito.
    Diga sim! Eu vou adorar saber o que você achou.

    Abraços, obrigada por comentar e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Janneee!
    Que tudo de bom se realize pra você: sucesso, amor, paz, saúde!!
    Abraços e muito obrigada por comentar! Feliz 2011!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Raíla!
    Ora, não precisa agradecer. Adoro acompanhar outros blogs - observação é tudo, além de ajudar outros blogs a crescerem também.
    Ah, fico muito feliz que tenha gostado de "Ponto de Impacto" tanto quanto eu! Eu já não tenho tanta certeza quanto à adaptação para o cinema, porque a Rachel e o Michael têm personalidades únicas na minha cabeça! *-*'
    O filme de O Código da Vinci é horrível! A começar pelo Tom Hanks ¬¬' Nada contra o ator, mas para mim ele não se encaixa de jeito algum no estilo do Rob. De qualquer forma, eu tenho O Código da Vinci e se quiser podemos fazer uma troca, que tal? :D
    Fortaleza Digital eu tenho, mas estou deixando para ler mais para frente (devido ao DL 2011). De fato, é o livro que menos cativou a todos os leitores de Dan Brown até hoje.

    Muito obrigada por comentar e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  21. Sua resenha está ótima, apesar de eu nunca ter lido nada do Dan Brown. Peguei uma certa birra por conta de leitores de O Código da Vinci que saíram por aí falando como se o livro fosse uma bíblia (irônico, não?!) e a obra fosse real, não um romance de ficção.
    Sei que isso não é motivo para deixar de ler um livro, mas somando isso ao fato de ter dormido enquanto assistia ao filme (O Código da Vinci, porque Anjos e Demônios é bem legal), nunca me interessei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Eu tive uma fase Dan Brown muito marcante há uns dois ou três anos atrás. Simplesmente devorei os livros deles e tive lá meus altos e baixos... Fortaleza digital não foi mesmo um livro que se comparasse os demais, pra mim. Fraco, uma estrutura meio comum para os livros dele, e com muitas passagens que nunca pensei que leria num livro do Brown. Ponto de impacto por outro lado... Comecei achando chatíssimo, pensei que seria o pior livro que leria do Dan, até que, nossa, mergulhei de cabeça e adorei! Um dos melhores livros dele, sem sombra de súvida. Ainda que meu preferido seja Anjos e Demônios, Ponto de Impacto ficaria em segundo lugar, por uma diferença de um décimo! hahah

    Beijos Ana! E feliz ano novooo!

    Tamy
    http://bedshapped.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Gostei da capa, mas parece que a história não ira me atrair muito. Seu blog está ótimo e sempre visito ele, agradecendo pela presença no meu!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  24. Olá, N.Ancalimë!
    Obrigada por me seguir e comentar! Quanto à resenha, obrigada! E nisso eu concordo! Todos os livros de Dan Brown contem informações verídicas, mas muitas outras que não o são também. Não é um dicionário de simbologia - é uma história de ficção. Mas não pegue birra não! Leia - aposto que vai gostar bastante.

    Abraços, obrigada e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  25. Olá, Tamy!
    Que bom que gosta de Dan tanto quanto eu! Fortaleza Digital eu ainda não li, mas farei uma resenha daqui a um tempo sobre o mesmo - e então direi o que achei. Quanto a Anjos e Demônios, é o meu segundo favorito - só perde por causa da Victoria u.u' rs.
    Abraços, obrigada por comentar e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  26. Olá, musicaliteraturacinema!
    Ah, que pena. Mas fique à vontade de ler algum livro do Dan algum dia e me dizer o que achou, hein?
    Obrigada por me visitar sempre, e eu visitarei o seu com certeza ainda mais frequentemente.
    Abraços, obrigada por comentar e feliz 2011!

    ResponderExcluir
  27. Esse está na minha prateleira, sorrindo para mim. Assim q eu tiver um tempinho, com certeza vou ler.

    Adoro Dan Brown!

    Feliz 2011

    Pri
    Entre Fatos & Livros

    ResponderExcluir
  28. Olá! Li esse livro já faz um tempo, mas lembro que gostei da história, assim como de todas de Dan Brown. Mas o meu preferido ainda é Anjos e Demônios.
    Parabén pela resenha!

    Giselle
    http://diversaosemculpa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Nunca li nada de Dan Brown. Mas tenho uma amiga que é apaixonada pelos livros dele. Quem sabe um dia desses não peço emprestado algum...
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir
  30. Parece ser um livro bem interessante.
    Bjus, Maria.

    ResponderExcluir
  31. Oi... eu li este livro há uns dois anos atrás. Gostei bastante, apesar de te-lo achado bastante fantasioso em alguns pontos. Achei a leitura rápida e dinâmica, bem caracteristico do Brown. :)

    ResponderExcluir
  32. Olá (:
    Bom li esse livre há uns dois anos e apesar de ter bastante tempo, eu lembro o sufiente para dizer que é um ótimo livro, afinal foi escrito pelo Dan, né rs. Mas eu não posso deixar de comentar que foi o vilão menos surpreendente dos livros dele ;s mas enfim, é ótimo mesmo assim (:

    ;*

    Ana Carolina .
    http://livroeriso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. Olá! Porém vou começar a ler esse livro, nunca li um livro desse autor, mas pelas minha pesquisas sobre os mesmo aparenta ser um ótimo autor e um ótimo livro (história) Enfim espero e desejo que eu tenha uma boa leitura, e que a história "Ponto de Impacto" me surpreenda.

    ResponderExcluir