RESENHA: Livro O Signo Dos Quatro - Sir Arthur Conan Doyle

O SIGNO DOS QUATRO
Título Original: The Signo of The Four
Autor: Sir Arthur Conan Doyle
Ano: 1890
ISBN: 8526264621

Introdução
“O Signo dos Quatro” retrata a segunda aventura de Sherlock Holmes em companhia do Dr. Watson, provando que detetives como Holmes também podem precisar de auxílios exteriores para desvendar o caso.

Estrutura
O livro tem um estrutura bem diferente da do primeiro livro no quesito divisão das partes. O começo é rápido, intrépido, com o caso resolvido da metade para o final, que já é bem mais lento e conta a história do assassino.



AVISO: Caso queira ler o Resumo COMPLETO do livro (spoiler), clique no botão "CONTEÚDO" abaixo.

Análise
O livro é bem interessante, apesar de perder feio para “Um Estudo Em Vermelho” em matéria de excitação. A divisão do livro, apesar de ser parecida com a do primeiro, favorece a história. Até o assassino ser capturado, a história é cativante – não tão dinâmica. A parte em que Small conta sua história, infelizmente, é enfadonha e poderia ser suprimida do livro se o mistério não tivesse que ser confessado pela boca do assassino. Sintetizando, de 0 a 10, a nota seria 6.

Recomendações
A minúcia de Holmes está mais aguçada nesse segundo livro – um fato que muitos fãs admiram. Em matéria de dinamismo, se esperar muito dele poderá se decepcionar.

DICA: Se for ler em e-book, recuse aqueles em que o primeiro capítulo comece em um diálogo de Sherlock Holmes e Watson, pois está INCOMPLETO. O primeiro capítulo original começa com Sherlock aplicando a solução de cocaína a 7% em seu braço.

O Autor

Sir Arthur Ignatius Conan Doyle (Edimburgo, 22 de Maio de 1859 —Crowborough, 7 de Julho de 1930) foi um escritor e médico britânico, mundialmente famoso por suas 60 histórias sobre o detetive Sherlock Holmes, consideradas uma grande inovação no campo da literatura criminal


Esse livro faz parte do Desafio de Férias. Clique AQUI para saber mais ou no banner no canto direito.

Share this:

COMENTÁRIOS

13 comentários:

  1. Oi, Ana Carolina!
    Muito obrigada por comentar e participar do meu blog. Apreciei bastante a sua participação. Ainda estou montando-o lentamente, mas em breve, terá novidades. Espero q tenha gostado.
    Bjoks

    Janne
    baguncinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Quando eu tinha uns 15 ou 16 anos me viciei completamente nos livros de Sherlock Holmes, o primeiro que li foi "O Cão dos Baskerville" e não consegui mais parar de ler sobre as aventuras de Sherlock Holmes e Dr. Watson.

    Aliás, foi Sir Arthur Conan Doyle e Agatha Christie quem me ajudaram a ganhar o hábito da leitura, numa época em que eu não gostava de ler nada!

    Ahhhh tinha me esquecido de comentar, teu blog ficou lindo com esse layout novo.

    Bjossss

    ResponderExcluir
  3. Quase que eu comprei esse livro. Ainda bem que não, acho que eu não iria gostar.
    Bjs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  4. Prefiro muito mais um romance água com açúcar mesmo do que qualquer outro estilo.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. N~]ao costumo ler sempre livros de suspense e policiais, mas quando pego para ler eu vicio.
    Já leu a série Mortal da Nora Roberts? É ótima. Na minha opinião é a melhor do gênero.
    Bjos, Carol.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Renata! Eu também tinha mais ou menos esta idade quando comecei a gostar das narrativas do Watson sobre o Sherlock. São tão vivas e cheias de mistério... E um ceticismo marcante que faz parte da personalidade do maior detetive de todos os tempos (Poirot que me perdoe). O Cão dos Baskerville me deu um trabalho para achar, mas finalmente consegui. É surpreendente também... Confesso que gostei mais deste do que de O Símbolo dos Quatro... 
    Eu não posso dedicar este mérito a eles, pois quem foi meu principal ídolo inspirador foi Pedro Bandeira... Mas com certeza Agatha e Doyle só fizeram aumentar meu gosto pela leitura.
    Que bom que gostou do novo layout! Pena que eu já mudei tantas vezes que nem me lembro qual era, hehehe.

    Um grande abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gabriela! Acho muito precipitada a sua opinião deste livro só por causa da resenha. Apesar de não ter gostado tanto, é um livro bom... E, é claro, opiniões são exatamente isto: opiniões. E dependem muito de seu momento. Portanto, somente você, APÓS LER, poderá formular um parecer correto sobre este livro.

    Um grande abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Maria! Bom, se este é seu gosto e você já tentou diversificá-lo para saber, não posso contestá-lo. Só você pode saber o que é melhor para si mesma. Eu, do contrário, prefiro narrativas bem mais elaboradas...

    Um grande abraço e obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carolina! Eu também. É só pegar um suspense ou policial BOM que já fico completamente presa à história pelo tempo que for necessário. Esta série tem 17 livros, não é? Olha, eu já li um deles e odiei completamente... Mas posso tentar de novo. Quem sabe? Mas classificá-la como a melhor do gênero creio ser uma atitude em demasiado precipitada.

    Um grande abraço e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  10. resumo de merda, ñ intendo nada 

    ResponderExcluir
  11. é super confuso essa resenha nossa, um hora fala de um major, outra fala sobre um capitão, meu deus e do nada aparece duas pessoas que eu nao sei quem é Thaddeus e Bartholomew, eu to totalmente perdida nisso bejos mariana

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mariana!


    Eu tenho de discordar. Essa é uma resenha antiga, mudei bastante o estilo, mas a reli e tenho certeza de que as personagens estão muito bem colocadas. O major é amigo do pai da moça, que era capitão, Thaddeus e Bartholomew são filhos do major. Confesso que não está um primor de resumo, mas dá pra entender bem se você prestar a devida atenção. Mesmo assim, muito obrigada por comentar! Eu não me recordava destas resenhas, preciso reescrevê-las aos moldes atuais.


    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. ola minha escola esta fazendo uma parodia sobre esse livro mais nao sei onde comecar.por favor se alguem tiver parodia me ajude....

    ResponderExcluir