Blogger Widgets

RESENHA: Livro A Droga da Obediência (Os Karas #1) - Pedro Bandeira

A DROGA DA OBEDIÊNCIA
Autor: Pedro Bandeira
Ano: 1984
ISBN: 8516035204

Conteúdo (Sinopse)
Um grupo de jovens enfrenta o mais diabólico dos crimes! Num clima de muito mistério e suspense, cinco estudantes — os Karas — enfrentam uma macabra trama internacional: o sinistro Doutor Q.I. pretende subjugar a humanidade aos seus desígnios através de uma perigosa droga que está sendo testada em alunos dos melhores colégios de São Paulo...




Introdução
Os Karas, grupo formado por Calú (ator), Magrí (atleta), Crânio (gênio), Miguel (líder) e posteriormente Chumbinho, todos estudantes do Colégio Elite de São Paulo, têm de desvendar o desaparecimento dos três alunos a cada semana. Ao caso estão atrelados a droga da obediência e o Doutor QI.

Estrutura
O primeiro livro da série Os Karas inova ao combinar suspense e aventura dignos dos melhores autores de todos os tempos, com uma linguagem adolescente inteligente. Quiçá se equipare ao estilo de Dan Brown, devido às reviravoltas que ocorrem na história.

Análise
Pedro Bandeira arquitetou com maestria essa série de livros, a começar por A Droga da Obediência. Apesar de ser um colégio de “elite” mesmo, as personalidades dos indivíduos envolvidos no mistério são perfeitamente comuns e normais. Quantos grupinhos como esse não se formam todos os dias em colégios? O autor se alicerçou em fatos do cotidiano para criar uma história fantástica – sem nenhum elemento sobrenatural ou extraterreno, o que faz a história, apesar de improvável, ter mais de realidade do que se pensa.
Como leitora fiel e apaixonada por Miguel (ops, era segredo, rs), tenho a dizer que os Karas foram, são e para sempre serão uma das melhores (se não for a melhor) séries já lançada no Brasil. E melhor: é totalmente brasileira, e se passa em uma cidade nacional, com fatos comuns ao país. Uma história tão próxima que até bate uma inveja da Magrí...

Recomendações
Uma das séries infanto-juvenis que ainda hoje fascinam adultos em todos os lugares, Os Karas e A Droga da Obediência serão a sua chave de entrada em um mundo totalmente incrível, que poderia simplesmente existir em você. Além de ser uma literatura nacional (e devemos valorizá-la).


O Autor
Pedro Bandeira de Luna Filho (Santos, 9 de março de 1942) é um escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Recebeu vários prêmios, como o Prêmio APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, entre outros.
Pedro Bandeira é o autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil (vinte milhões de exemplares até 2006).






NÃO PERCA A SEQUÊNCIA DE RESENHAS DA SÉRIE OS KARAS! 
Próxima resenha: "Pântano de Sangue".


14 comentários:

Carlos cruz disse...

Já ouvi falar desse livro. Se vc diz q é bom, deve ser bom.

Carlos cruz disse...

Ouvi falar muito sobre esse livro. Tirei umas duvidas lendo o post.

Léka disse...

Adoro o Pedro Bandeira, e uma das minhas grandes frustrações literárias é ainda não ter lido a série "Os Karas" :/

Mas isso será corrigido em breve! E é literatura nacional de qualidade, tem que ser valorizada e não deixada para trás por ser "nacional" (oi? esse é o tipo de coisa que me deixa MUITO irritada, pessoas que desmerecem algo por ser brasileiro).

Adorei a resenha e o fato de você trazer o Pedro Bandeira para os holofotes =D

:**,
Léka

Entre Fatos & Livros disse...

Eu li há mto tempo, mas amei!
Adoro os Karas!

Pri
Entre Fatos & Livros

joao vitor disse...

li na quarta série achei incrível

CAROLINA disse...

Li ele no ginásio. Lembro que eu tinha adorado e até comprado os outros.
Bjos, Carol.

MarcielleGuima16 disse...

Eu concordo plenamente com você. Amo a série dos Karas, e minha infância foi enriquecida com essa obra! Quando eu li, estava na quinta série, e até hoje eu falo com um carinho imenso, principalmente do livro A Droga da Obediência! 

MarcielleGuima16 disse...

Eu concordo plenamente com você. Amo a série dos Karas, e minha infância foi enriquecida com essa obra! Quando eu li, estava na quinta série, e até hoje eu falo com um carinho imenso, principalmente do livro A Droga da Obediência! 

Ana Carolina Nonato disse...

 Olá, Carlos!

Obrigada pela confiança, mas acho melhor que você leia para saber.

Obrigada pela presença! :D

Ana Carolina Nonato disse...

 Olá, Léka!

Ah, sério? Poxa, acho que esta série é uma leitura obrigatória para os que gostam de Pedro Bandeira! Se você não se importar com a minha audácia de dizer isto assim... rs! E o melhor é que NORMALMENTE bibliotecas de médio porte possuem! E sebos vendem por um preço bem acessível. Ou seja: corre para ler, menina!

Isto também me irrita. Até porque, se você reparar bem, há muito romance gringo que é simplesmente um LIXO LITERÁRIO!

Obrigada pelos elogios. Gosto sempre de trazer os autores que admiro!

Obrigada pela presença! :D

Ana Carolina Nonato disse...

Eu também li há anos, mas decidi fazer a resenha mesmo assim. Adoro esta série!

Obrigada pela presença! :D

Ana Carolina Nonato disse...

Olá, João!

Eu li um pouquinho mais velha que isto, mas para quem se apaixonou por Harry Potter no ano passado isto é normal. xD É uma série realmente muito boa!

Obrigada pela presença! :D

Ana Carolina Nonato disse...

 Olá, Carolina!

Eu também corri comprar os outros. Adoro comprar livros, ainda mais uma série que me acompanha até hoje e pela qual tenho um carinho imenso! :D

Obrigada pela presença! :D

Ana Carolina Nonato disse...

Olá, Marcielle!

Ah, eu também os amo. Não li na infância, mas até hoje eles são parte de mim. Uma das melhores séries que já li, tenho um carinho imenso pelo Miguel (na verdade, ele foi minha primeira - E ÚNICA - paixão literária).

Obrigada pela presença! :D