RESENHA: Filme "Cinema Paradiso" - Giuseppe Tornatore

Título Original: Nuovo Cinema Paradiso
Direção: Giuseppe Tornatore
Gênero: Drama
Origem: Itália-França, 1989
Duração: 123 minutos

Introdução
O filme conta a história de Salvatore, um garoto que desde pequeno ama o cinema graças ao Cinema Paradiso de sua cidade.

Estrutura
O filme tem um quê de nostalgia todo especial. Em formato de recordação, assim mesmo não se priva dos xingamentos que as personagens trocam entre si e caracterizam bem a população de uma cidadela da Itália. O mais interessante no filme são as passagens de outros filmes tão “clássicos” quanto ele.


AVISO: Caso queira ler o Resumo COMPLETO do livro (spoiler), clique no botão "CONTEÚDO" abaixo.

Análise
O filme sem dúvida é um dos mais emocionantes que já assisti. É Italiano e belíssimo, principalmente pelas partes em que outros filmes antigos são projetados, algo indefinível principalmente para alguém que ama o cinema como eu. Mesmo aqueles que não gostem tanto de cinema irão se emocionar com o filme. “O Bom Filho À Casa Torna”, uma frase um pouco clichê, mas que demonstra o que acontece. É curioso a forma tão precisa que o filme retrata as vidas em torno do cinema da cidade, e como ele é importante nessas relações. Digno de todos os elogios possíveis, Cinema Paradiso é um filme que te faz rir, sem ser extravagante, e chorar, sem ser dramático demais.

Recomendações
Recomendado a todos os gostos que o público possa ter, sendo como uma ponte que traz conhecimento sobre a Itália e sobre o Cinema até os dias de hoje, além de ser um filme italiano que contrasta bem com os norte-americanos.

O Diretor
Giuseppe Tornatore (Bagheria, Sicília, 27 de maio de 1956) é um cineasta italiano.
Entre as suas obras mais aclamadas encontram-se Malèna (2000), com Monica Bellucci como protagonista, e Cinema Paradiso (1989), com Philippe Noiret num dos principais papéis.
É também diretor dos filmes O homem das estrelas e A lenda do pianista do mar. Ao longo de sua carreira, Tornatore firmou uma ótima parceria com o grande compositor Ennio Morricone.

Share this:

COMENTÁRIOS

4 comentários:

  1. Oi Ana Carolina! Vi seus comentários no meu blog e vim retribuir!
    Cinema Paradiso é um dos melhores filmes que já vi e é muito bom ver uma resenha que não seja dos filmes/livros-modinha de hoje em dia. O blog já tá nos meus favoritos e vou segui-lo. Gostei muito! Até mais, Kelly.

    ResponderExcluir
  2. Grande filme. Clássico inesquecível.
    Quem ainda não viu, não sabe o que está perdendo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kelly! Obrigada, é sempre bom retribuir o que as pessoas nos fazem de bom, certo? Cinema Paradiso realmente é MUITO bom. Eu gosto bastante de alguns filmes atuais, mas os de antigamente... Ganham disparado! Obrigada mesmo pelo carinho e não se esqueça de retornar.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Will! Puxa, nem me fale. Inesquecível como a cena do incêndio... Forte, forte, forte. ADORO este filme com todas as minhas forças!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir